nsc
dc

Reta final

Enem 2021: Tire suas dúvidas faltando um mês para as provas

As provas do Enem serão realizadas nos dias 21 e 28 de novembro

21/10/2021 - 11h30 - Atualizada em: 21/10/2021 - 11h32

Compartilhe

Catarina
Por Catarina Duarte
Mais de 3 milhões de pessoas farão as provas do Enem em 2021
Mais de 3 milhões de pessoas farão as provas do Enem em 2021
(Foto: )

Falta um mês para o primeiro dia de prova da edição de 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Neste ano, as provas impressas e digitais serão realizadas na mesma data e terão perguntas iguais. O Enem é uma porta de entrada para o ensino superior no Brasil por meio de iniciativas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (ProUni).

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

A edição deste ano teve 3.109.762 pessoas com a inscrição confirmada, menor número desde 2005. Cerca de 68.891 candidatos foram a prova no formato digital. Os dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Como no ano passado, o Enem será aplicado em dois domingos — nos dias 21 e 28 de novembro. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h. A prova começa a ser aplicada às 13h30.

Será obrigatório o uso de máscaras durante a realização das provas. Segundo o edital, quem não cumprir as medidas de prevenção poderá ser eliminado.

Tire sua dúvidas sobre o Enem 2021

O que será cobrado no primeiro dia de provas?

No primeiro dia de provas, que acontecerá no dia 21 de novembro, os candidatos terão 5h30 para responder 45 questões de linguagens e 45 questões de ciências humanas. A redação também será realizada nesta data.

> Confira 10 temas de história que mais caem no Enem e no vestibular

E no segundo?

Os candidatos terão meia hora a menos para responder as questões no segundo dia de provas. Serão realizadas 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza.

Como consultar o local de prova?

Basta acessar o site oficial do Enem (enem.inep.gov.br/) e acessar a “Página do Participante”. É preciso inserir o CPF e a senha que foi cadastrada. Depois é só clicar em local de prova e baixar o documento. Até a publicação desta matéria, esse cartão ainda não podia ser acessado.

Como funciona a correção do Enem?

A correção da prova do Enem usa o método TRI (Teoria de Resposta ao Item). Cada questão é qualificada usando três critérios: proficiência, grau de dificuldade e chance de acerto por "chute".

As questões são classificadas como fáceis, médias e difíceis.

> Sete passos para estruturar a Redação do Enem

Quando serão divulgados os resultados?

Ainda não há uma data para a divulgação dos resultados do Enem 2021.

Leia também 

Conheça recursos de argumentação para usar na redação do Enem

Saiba tudo sobre a Revolução Francesa, tema frequente nos vestibulares e no Enem

Confira 10 redações nota mil no Enem aprovadas pelo MEC

Colunistas