Mandar bem no texto dissertativo-argumentativo é meio caminho andado para conseguir uma boa nota na disputa pelas notas de corte nos cursos mais puxados no Sisu ou no Prouni, e para tirar o Certificado do Ensino Médio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Confira os sete passos para estruturar a redação
1 – Planejamento: Depois de ler atentamente o texto-base e analisar o tema, planeje seu texto antes de qualquer coisa. Pense nas possibilidades de argumentos e só escolha aquele a respeito do qual você possa realmente discorrer.
Às vezes, a ideia parece excelente, mas, só depois, você descobre que não consegue dissertar sobre aquilo. Não esqueça: a sua ideia tem que “dar pano para manga”.
2 – O segredo da Introdução: Inicie sua redação elaborando a introdução. Nela, exponha sua tese (ponto de vista) e dois ou três argumentos que vão sustentá-la, apenas os apresente, não os desenvolva. A função da introdução é apresentar ao leitor as ideias principais que formam o seu texto.
Continua depois da publicidade
3 – Ponto de partida: A introdução é o ponto de partida. A tese apresentada na introdução e a ordem que você usou devem ser seguidas à risca no desenvolvimento.
Jamais inicie o desenvolvimento sem que a introdução esteja concluída. Ela é a linha-mestra do seu raciocínio, ou seja, ela vai direcionar a sua abordagem.
> Confira as notas de corte do Prouni em todos os cursos
4 – Considere sempre o enunciado: Atenção ao que foi solicitado, você deve contemplar todos os aspectos referidos na proposta. Caso isso não aconteça, há a possibilidade de tangenciar o tema, ou seja, você abordar parcialmente o tema proposto. Isso pode causar um desconto de 50% do valor da sua nota final.
5 – Desenvolvimento e Argumento: O primeiro parágrafo do desenvolvimento deve conter o primeiro argumento selecionado na introdução. Para ter certeza de que você não vai sair do assunto, apresente o tópico frasal que relaciona o argumento escolhido e o desenvolva.
Continua depois da publicidade
> Conheça recursos de argumentação para usar na redação do Enem
6 – Unidade e Consistência: O segundo parágrafo de desenvolvimento deve ser estruturado da mesma forma que o primeiro. Não se esqueça de que seus argumentos devem ser consistentes, a fim de conferir maior credibilidade à sua argumentação.
7 – Conclusão e Posicionamento: Na conclusão, você deve retomar a tese para reforçar o seu posicionamento. Porém, se estivermos falando de Enem, você tem que apresentar necessariamente uma proposta de intervenção.
Isso significa que, se você não apresentar possíveis soluções, que devem ser plausíveis, para a problemática discutida ao longo do texto, será penalizado.
Leia mais no Blog do Enem, parceiro do NSC Total.
Leia também
Brasil tem 35% de jovens nem-nem: fora da escola e do trabalho
Saiba como calcular suas chances no Sisu com o simulador de notas de corte
SC lança Bolsa Estudante de R$ 6 mil por ano para combater evasão escolar