Uma enquete do NSC Total quis saber a opinião do público sobre uma possível mudança no nome de Barra Velha, cidade do Litoral Norte de Santa Catarina. O questionário contou com mais de 5,8 mil votos.
Continua depois da publicidade
A mudança da nomenclatura do município de Barra Velha virou pauta depois que o empresário de Santa Catarina Luciano Hang sugeriu mudar o nome da cidade.
— A cidade de Barra Velha está crescendo, uma das cidades que mais cresce no Brasil. “Barra Velha” já não condiz mais com o nome dessa cidade linda e maravilhosa, “né”? Nós estamos discutindo. Prefeito, vamos fazer uma pesquisa aí, qual [nome] fica mais bonito — diz Hang no vídeo.
Veja fotos da cidade
O empresário sugere outros dois novos nomes: Praia da Barra e Balneário da Barra. Na enquete da NSC o público indicou que preferia sim que a cidade mudasse de nome. O preferido foi Praia da Barra com 57.16%. No entanto, 31.97% das pessoas que votaram não querem que a nomenclatura da cidade mude. Outros 10.87% preferiram o nome Balneário da Barra.
Lembrando que a enquete não tem validade para uma possível mudança. Isso porque a aprovação de um novo nome para a cidade precisa do aval da Câmara de Vereadores.
Continua depois da publicidade
Confira como foram os votos
- Prefiro Praia da Barra: 3.334 (57.16%)
- Prefiro Barra Velha: 1.865 (31.97%)
- Prefiro Balneário da Barra: 634 (10.87%)
Origem do nome Barra Velha
Conforme o historiador Caca Fagundes, o nome da cidade faz parte de um aspecto importante da história de Barra Velha. A tese mais aceita é que um dia a Foz do Rio Itapocu desembocou nas imediações da Praia Central, ou seja, há indicação de que tinha uma barra no Centro do município que, ao longo do tempo, se fechou.
— Essa barra sofreu um processo natural de assoreamento, ela foi fechando até fechar completamente e começou a romper, sempre para o norte. O fechamento dessa barra deu origem a um nome da nossa cidade. As pessoas começaram a se referir a aquele lugar onde havia aquela barra como antiga, “aquela barra velha” — explica o historiador.
Ele também conta que foi possível mapear o deslocamento da barra nos últimos 50 anos, o que confirma a tese que a Foz do Rio Itapocu, antes da sua fixação, em 2011, já esteve em vários locais ao longo da península. Segundo Fagundes, a Foz do Rio Itapocu, inclusive, já chegou a desembocar na Lagoa da Cruz, que hoje faz parte do município de Araquari.
Continua depois da publicidade
Leia também
“Brutalidade”: homem que sequestrou e agrediu mulher grávida é indiciado em SC
VÍDEO: Câmera flagra filhotes de cachorros sem rumo durante cena de abandono em Araquari
Referência em cirurgias como a de Faustão, quantos transplantes de rim são feitos em Joinville







