Sucesso de audiência na década de 1990, a novela Renascer retornou à programação da Globo com um remake que manteve os mistérios da primeira edição. Na primeira fase da obra de ficção, a principal dúvida é sobre a autoria do assassinato do Coronel Belarmino, principal rival de José Inocêncio e vilão da trama. Na segunda versão da obra, o mesmo questionamento ronda a história.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Apesar do mistério já ter sido resolvido na versão original de Renascer, a dúvida sobre a manutenção ou não da história persiste no remake. Inclusive, a cena em que o fazendeiro é morto aparece nas cenas que encerram a primeira fase da novela, antes do santo temporal para os dias atuais.

Como a cena não revela o autor, mostrando apenas a arma do crime, a dúvida segue na segunda fase: Quem matou o Coronel Belarmino? Por isso, separamos abaixo alguns personagens que podem ter cometido o crime para você votar e dizer qual é o seu palpite na enquete.

Continua depois da publicidade

Enquete Renascer: Quem matou o Coronel Belarmino no remake da novela?

Quem matou o Coronel Belarmino?(obrigatório)

Quem era o Coronel Belarmino?

Na primeira fase da novela, Coronel Belarmino é o grande vilão, representando um dos últimos “coronéis do cacau”. Sua forma de acumular riqueza foi baseada na exploração da mão-de-obra barata nas fazendas e na violência em impor as regras de sua fazenda. Com o avanço da vassoura-de-bruxa, praga causada por fungos nas platações de cacau, ele perde grande parte do dinheiro e acaba questionando o sucesso alcançado por José Inocêncio.

O jovem e recém-chegado na região desperta a inveja e a ira de Belarmino. O Coronel, que era conhecido por armar tocaias para se livrar de seus desafetos, acaba planejando a morte do jovem fazedeiro. Casado com Nena, Belarmino é avô de Mariana, que não chega a conviver com ele, mas é quem terá a missão de anos mais tarde se aproximar do antigo rival, José Inocêncio, para vingar o avô. Mariana casa-se com Inocêncio, mas vê seu amor entrar em dúvida quando descobre a verdade sobre a morte de Belarmino.

Quem matou o Coronel Belarmino na versão original de Renascer?

Em 1993, a novela guardou para os últimos capítulos a revelação de quem matou o Coronel Belarmino. Se você nao deseja receber spoilers sobre a trama, orientamos que termine a leitura por aqui.

Continua depois da publicidade

Agora, se quer saber como foi a morte na primeira versão, saiba que o nome mais provável para a morte dele foi, de fato, o autor do crime. Ou seja, o jovem e recém-chegado na Bahia, José Inocêncio, é o responsável por matar Belarmino. Embora negasse o crime, o fazendeiro confessa que foi o autor e acaba perdendo o amor de Mariana, neta do Coronel e atual esposa. É essa revelação, inclusive, que sela a separação do casal. Resta saber se o remake irá manter ou não a autoria do crime.

Leia também

Por que mudança de Buba em Renascer gerou polêmica com associação intersexo

Conheça o novo elenco de Renascer e compare com a versão original

Veja como o cacau conseguiu “renascer” após vassoura-de-bruxa, praga que devastou plantação brasileira

Destaques do NSC Total