A mudança no enredo de Buba, no remake da novela “Renascer“, gerou polêmica com a Associação Brasileira Intersexo (Abrai). Na primeira versão, a personagem se apresentava como mulher e possuía características do corpo masculino, como o órgão genital. Na trama atual, porém, ela é uma mulher transexual, agora vivida pela atriz trans Gabriela Medeiros. A mudança gerou críticas da Abrai a Bruno Luperi, autor do remake.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

“É muito triste fazerem esse apagamento da única personagem intersexo que já teve em uma novela brasileira”, afirmou Thaís Emília Campos dos Santos, presidente da Abrai. “A gente tem recebido inúmeras queixas e angústias de pessoas intersexo desde que foi anunciado que a Buba não seria mais assim. Por que não fazê-la trans intersexo, por exemplo?”, questionou a porta-voz.

Quem é Gabriela Medeiros, atriz que interpreta Buba no remake de Renascer

O que é intersexo?

A pergunta é pertinente, já que “intersexo” foi um dos termos mais procurados em 2023 no Google, que divulga lista dos itens mais pesquisados ao fim de cada ano. A palavra “intersexo” chamou atenção na internet no ano passado. O “boom” de pesquisas pelo termo ocorreu após a influencer Karen Bachini ter afirmado ser intersexo. Conforme a influenciadora, ela tem os genitais e órgãos internos referentes ao sexo feminino, mas não produz hormônios. Karen ainda disse que descobriu, aos 18 anos, ter um ovário pequeno, e também que não possuía glândulas mamárias.

Continua depois da publicidade

*Leia mais em Metrópoles, parceiro do NSC Total.

Compare o novo elenco de Renascer com a versão original

Leia mais

Como está o elenco de Renascer, 30 anos após a primeira versão

Veja como foi a morte de Santinha em versão original de Renascer

Confira o falso velório de José Inocêncio em versão original de Renascer

Veja beijo de João Pedro e Mariana e compare com versão original de Renascer

Quem fez o vestido do casamento de Santinha no remake de Renascer?

Destaques do NSC Total