nsc
dc

Cai no Enem

Entenda a crise hídrica e a falta de energia elétrica no Brasil

Provável tema do Enem, assunto envolve meio-ambiente, a dependência do país na energia hidrelétrica e mudanças climáticas

14/10/2021 - 17h00

Compartilhe

Redação
Por Redação DC
Crise hídrica no país compromete a geração de energia elétrica
Crise hídrica no país compromete a geração de energia elétrica
(Foto: )

A crise hídrica é um provável tema do Enem. Pode entrar tanto na redação como nas questões de Geografia, Física e Biologia. O assunto envolve meio-ambiente, a dependência do país na energia hidrelétrica, mudanças climáticas, além de desmatamentos e queimadas ilegais. Entenda!

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

A crise hídrica no país tem duas dimensões importantes. A primeira é a disponibilidade de água para o consumo humano, para uso na produção industrial e na agricultura. A segunda dimensão é a da disponibilidade regular e anual de água das chuvas e nascentes para manter um volume mínimo de vazão nos rios e represas, para gerar energia elétrica. 

> Confira 10 dicas de Gramática para o Enem

Chove menos, e o país não criou alternativas 

O regime de chuvas no Brasil está se modificando nas últimas décadas. Os grandes rios e os principais reservatórios do país dependem da chuva que cai nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. 

A principal origem das chuvas nestas regiões está nos “rios voadores”, que é o nome que se dá ao fenômeno da evapotranspiração na região amazônica, e transportando esta umidade para formar as nuvens que desaguam em chuva no Sudeste e no Centro-Oeste, que respondem pela alimentação de 70% dos reservatórios do país, seguidos pelo Nordeste, com 18% da capacidade.

Leia mais no Blog do Enem, parceiro do NSC Total.

Leia também​

Confira 10 vezes que o Afeganistão caiu no Enem e nos vestibulares​

Como não perder pontos em vícios de linguagem na redação do Enem​

Saiba como calcular suas chances no Sisu com o simulador de notas de corte

Conheça recursos de argumentação para usar na redação do Enem

Colunistas