O WhatsApp está incluindo mais uma opção de segurança no aplicativo. A empresa anunciou que criou uma nova maneira de usar a criptografia de ponta a ponta para proteger o backup das conversas. O recurso vai funcionar através de senha ou pela biometria (impressão digital ou reconhecimento facial).

Continua depois da publicidade

A nova funcionalidade é chamada de Backup Criptografado de Ponta a Ponta (na tradução livre do inglês). Enquanto as conversas no aplicativo já são criptografadas (o que impede que o WhatsApp ou terceiros leiam as mensagens durante o tráfego), os backups salvos em serviços como Google Drive (Android) ou iCloud (iOS) historicamente não tinham essa proteção adicional, ficando acessíveis ao provedor de nuvem.

Leia mais: WhatsApp testa novo recurso para reduzir mensagens de spam; entenda

Com o recurso ativado, o backup é criptografado no aparelho antes de ser enviado para a nuvem e só pode ser descriptografado com uma chave de segurança ou senha que apenas o usuário possui. Na prática, isso garante que nem o WhatsApp, nem o Google, nem a Apple consigam acessar o conteúdo do histórico de mensagens e mídias, aumentando a privacidade.

Como ativar a nova opção de segurança do WhatsApp

Para utilizar essa camada de segurança, o usuário deve ativar o recurso nas configurações do aplicativo. O processo é opcional e exige que o usuário crie uma senha exclusiva ou uma chave de criptografia de 64 dígitos.

Continua depois da publicidade

É fundamental que o usuário guarde essa informação em um lugar seguro, pois, caso esqueça a senha ou perca a chave, o WhatsApp não poderá ajudar a restaurar o backup – a empresa não armazena a chave de acesso.

Leia mais: Conheça a nova atualização do Windows que promete resolver a “tela azul” no PC

Mais recentemente, o WhatsApp começou a liberar uma opção ainda mais prática: a proteção do backup com chaves de acesso (passkeys), permitindo que a restauração seja feita usando a biometria do celular (Face ID, Touch ID, ou impressão digital) ou o PIN/bloqueio de tela, eliminando a necessidade de memorizar uma senha complexa.

A nova opção de segurança do WhatsApp já está disponível para todos os usuários de Android e iOS. De acordo com o anúncio mais recente da plataforma, a liberação das chaves de acesso está sendo feita de forma gradual, ou seja, apesar do novo recurso já estar disponível para toda a base de usuários, pode ser que ainda demora alguns dias para a aparecer na tela, sendo necessário manter o aplicativo atualizado e verificar as configurações periodicamente.

Leia também

Saiba como maximizar a segurança do seu smartphone

Água de Marte e metais da Lua: como a mineração espacial vai impactar a vida na Terra?