Uma polêmica envolvendo Jojo Todynho e o Ministério da Saúde tomou conta das redes sociais nesta semana após a cantora publicar um vídeo criticando o Sistema Único de Saúde (SUS). Em resposta, o órgão do governo federal se manifestou e postou “que mico foi esse?”, em referência a música “Que tiro foi esse”, um dos maiores hits da artista.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

“Vamos falar de SUS? Sim, o SUS é o maior sistema integrado de saúde gratuito que é lindo no papel. Nossa, perfeito, projeto magnífico. Diga para mim, ele funciona? Não”, começa Jojo Todynho no vídeo publicado no Instagram.  

Em seguida, ela questiona os seguidores há quanto tempo eles aguardam na fila por uma cirurgia, para receber um atendimento ou para marcar um exame. “Há quanto tempo você está esperando por um laudo? Diga para mim, será que você conseguiu aquele remédio que você muito precisa e não consegue viver sem ele?”, continua.

“A teoria é maravilhosa, ela é perfeita, mas a hipocrisia é mais ainda. Se é tão perfeito assim, tá fazendo o que com o plano de saúde? Se o sistema de educação é maravilhoso assim, tá botando por que o seu filho em uma escola particular? […] quem diz muito e defende não faz uso”, finaliza o vídeo. 

Continua depois da publicidade

Veja o vídeo de Jojo Todynho

Ministério da Saúde responde 

Em resposta, o Ministério da Saúde publicou uma série de imagens com o título “Que mico foi esse?”, em alusão a música “Que tiro foi esse”, de Jojo Todynho. “Que mico foi esse? Surgiu na internet uma crítica todinha errada ao SUS, mas logo veio a resposta, toda natural, bonita pra caramba e corretíssima”, começa o post do órgão do governo federal.

“Só fala bem quem não usa. Essa afirmação é mentirosa. Segundo pesquisas, o SUS é melhor avaliado por quem mais o utiliza. E, além disso, na prática, mesmo quem tem plano de saúde utiliza o SUS”. Em seguida, o Ministério mostra uma série de exemplos de quando a população utiliza o sistema público de saúde, como o uso da ambulância do Samu, vacinas e até mesmo viagens de avião.  

“Chamou uma ambulância do Samu? Você usa o SUS. O atendimento de emergência faz parte da rede SUS”. “Recebeu ou doou sangue ou órgãos? Você usa o SUS. A doação de sangue e órgãos no Brasil é organizada e garantida pelo SUS”, continua a publicação.

Continua depois da publicidade

A resposta também contou com o apoio de Cariúcha, conhecida por ser crítica de Jojo.  “Este post teve a participação orgânica e gratuita da influenciadora Cariúcha. Não houve cachê ou pagamento pelo vídeo. A participação tem o intuito de reforçar e divulgar a importância do SUS”, informou o post. 

Além do próprio órgão, o ministro Alexandre Padilha usou as redes sociais para rebater as declarações da cantora. No vídeo, ele começa dizendo: “Que tiro foi esse, hein”, numa referência à música da cantora, para depois dizer que o tiro saiu pela culatra:

“Nos últimos dias o SUS sofreu ataques totalmente equivocados, mas deu orgulho de ver tanta gente bacana sair em defesa do nosso sistema que transformou nosso Brasil para melhor”.

Confira a resposta do Ministério da Saúde

Leia mais

Ivete Sangalo atualiza estado de saúde de Preta Gil e homenageia artista: “Vencendo”

Como será feito o tratamento com remédio mais caro do mundo pelo SUS em SC