nsc

publicidade

La Sante

Entenda como compressas podem ajudar a aliviar a febre

Se escolhido o tipo ideal, o método auxilia a evitar um quadro de convulsão febril

04/09/2019 - 11h21

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Como diminuir a febre com o uso de compressas
Como diminuir a febre com o uso de compressas
(Foto: )

A febre é o mecanismo do organismo para enfrentar inflamações e infecções. O aumento da temperatura do corpo é um sinal de que o sistema imunológico estra trabalhando intensamente para diminuir a ação de vírus e bactérias que estão causando danos a saúde.

Repouso, hidratação e alimentação saudável estão entre as atitudes que ajudam a controlar e mitigar um quadro febril. Mas, apesar dos benefícios para o doente, não ajudam a diminuir a temperatura elevada. Por isso, enquanto se aguarda a consulta agendada com o médico para começar a medicação, as compressas são excelente aliadas.

Baixar a temperatura com compressas frias é uma receita antiga, que perdura por anos nos lares das famílias brasileiras. Além de ser um método simples e natural, ele ajuda a diminuir a possibilidade de um quadro de convulsão febril.

O que pode ou não ser utilizado como compressa?

Recomendados

O método mais comum é colocar uma toalha molhada em água fria na testa e nos pulsos da pessoa que está com febre. A mudança de temperatura pode ocorrer alguns minutos após a colocação do tecido.

Outra alternativa, que pode ser considerada uma evolução da toalha molhada na testa, são as compressas adesivas refrescantes, que possuem ação imediata para baixar a temperatura. São ótimas para crianças, pois não causam incômodo, além de aliviar também o local das vacinas.

Evolução da toalha molhada: fever friends é ideal para ajudar a baixar a febre de crianças
Evolução da toalha molhada: fever friends é ideal para ajudar a baixar a febre de crianças
(Foto: )

Possuem um gel com efeito de resfriamento dispensando a refrigeração. Uma opção comercializada nas farmácias brasileiras é o Fever Friends. Sua ação prolongada garante tranqüilidade por 8 horas e é totalmente natural. Está disponível em embalagens com 2 unidades.

Não recomendado

Compressas com álcool já foram muito utilizadas pelos brasileiros, porém não são mais recomendadas devido aos riscos que podem causar à saúde, pois o álcool pode provocar queimaduras na pele, principalmente das crianças. Além disso, pode intoxicar o organismo, se for absorvido ou inalado. A intoxicação por álcool pode ser fatal.

Para mais informações sobre febre em crianças e bebes acesse o canal La Sante.

Conteúdo produzido pela La Sante e publicado pelo Estúdio NSC Branded Content

Deixe seu comentário:

publicidade