A passagem de ônibus em Jaraguá do Sul foi reduzida de R$ 4,60 para R$ 3,94 (embarcada) e de R$ 5 para R$ 4,50 (antecipada). A mudança aconteceu na última quarta-feira (4) após entrar em funcionamento o novo sistema de transporte coletivo, definido pela recente concessão do serviço.

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O antigo contrato de concessão com a empresa Canarinho venceu em 2016 e vinha sofrendo aditivos anuais até 2021, quando foi realizado o novo processo licitatório. A concorrência foi vencida pela Senhora dos Campos, uma empresa criada recentemente pela Canarinho, já que a licitação previa que a nova concessionária do serviço atuasse exclusivamente em Jaraguá do Sul.

Se o sistema será operado, teoricamente, pela mesma empresa e o momento é de crise – com aumento do combustível e redução do volume de passageiros – como a passagem ficou mais barata? Segundo o diretor de trânsito e transportes de Jaraguá do Sul, Gildo Martins de Andrade Filho, o município trabalhou na otimização de linhas e horários. 

– A gente tinha 563 itinerários diferentes. Tinha uma linha, por exemplo, com sete ou oito itinerários diferentes, ou seja, ia por um local e voltava por outro. Essa situação gerava uma grande quilometragem percorrida todos os meses e, por não ter passageiros pagantes o suficiente, acabava dando prejuízo para a prefeitura – explica.

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O novo sistema de transporte coletivo reduziu os itinerários de 563 para 71. Por outro lado, o município aumentou o número de linhas de 23 para 36, com mais uma circular na região central da cidade. O diretor de trânsito ainda afirma que todos os bairros terão ônibus com circulação no fim de semana, o que não existia no sistema anterior.

– Neste primeiro momento, não teremos por causa da pandemia, mas quando for permitido um número maior de passageiros começaremos a implementar – garante.

Além disso, o município terá futuramente um aplicativo onde o usuários do transporte poderão acessar, em tempo real, a localização do ônibus. Todas as linhas atuais estão disponíveis no site da nova empresa.

A nova concessão prevê contrato de 20 anos com a Senhora dos Campos. O município também tem uma dívida com a empresa que administrava o serviço anteriormente, mas questiona o valor na Justiça.

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Pesquisa apontou valor da passagem como principal problema 

Durante o processo de construção do novo modelo de sistema, a prefeitura realizou duas audiências públicas, em 2016 e 2017, e ainda contratou uma pesquisa para ouvir a população. Segundo Gildo, aproximadamente 30% indicaram o valor da tarifa como o principal problema.

Ele afirma que reclamações dos usuários são aguardadas por causa da redução dos itinerários, que faz pessoas que antes pegavam o ônibus na frente de casa agora terem que caminhar para chegar aos pontos de embarque. Porém, Gildo garante ter sido a forma encontrada pelo município para deixar o sistema e a passagem mais baratas.

– A lógica do ônibus antes aqui era que ele passava na frente da casa da pessoa para pegar ela, enquanto a lógica de outras cidades, como Joinville e Curitiba, por exemplo, é de que as pessoas procurem os ônibus. Para se ter uma ideia, nós tínhamos uma linha em que o motorista precisava descer do ônibus, abrir uma porteira e andar mais quatro quilômetros para, quando muito, pegar uma pessoa – exemplifica.

O novo sistema prevê a possibilidade de reajustes anuais do valor da passagem, mas a prefeitura garante que no fim de 2021 não haverá aumento no preço da tarifa. Segundo Gildo, o município estuda a possibilidade de criação de um fundo municipal para o transporte coletivo.

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A fonte de recursos para o fundo ainda não foi definida, mas o diretor de trânsito explica que poderia ser formada pelos valores do estacionamento rotativo, do IPVA ou alguma outra fonte. Com esse fundo, seria possível subsidiar a tarifa sem precisar de um reajuste no fim do ano.

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