nsc
hora_de_sc

Mudança de estação

Entenda o que é o equinócio de primavera deste 22 de setembro

No equinócio de primavera, o dia e a noite têm a mesma quantidade de horas

22/09/2020 - 05h00 - Atualizada em: 22/09/2020 - 16h16

Compartilhe

Clarissa
Por Clarissa Battistella
Equinócio de primavera ocorre às 10h31min desta terça-feira
Equinócio de primavera ocorre às 10h31min desta terça-feira
(Foto: )

Nesta terça-feira (22), o dia e a noite terão o mesmo tempo de duração. Esta é uma das principais características do equinócio de primavera, fenômeno astronômico que marca a mudança das estações: da mais gelada para a mais florida do ano. 

> Saiba como plantar e cultivar as flores da primavera

Segundo o meteorologista Leandro Puchalski, o sol estará na Linha do Equador exatamente às 10h31min desta terça-feira, horário que inicia, oficialmente, a primavera. Ou seja, iluminando igualmente os dois hemisférios:

- Este é o momento onde tanto hemisfério Norte quanto Sul recebem a mesma quantidade de energia do sol. 

Ainda, segundo Puchalski, na medida em que os dias passam, após o equinócio de primavera, o hemisfério Sul passa a receber mais energia do sol, o que muda as condições meteorológicas no estado catarinense, como maior amplitude térmica - frio pela manhã e calor pela tarde -, maior ressaca do mar, devido à passagem de ciclones, e aumento de chuvas, especialmente aos fins de tarde.

> Saiba a diferença entre covid-19 e outras doenças respiratórias

Equinócio

A palavra equinócio tem origem no latim e significa "noites iguais". O fenômeno astronômico ocorre duas vezes por ano, quando o movimento da terra faz com que o sol se alinhe com o Equador. 

Entre os dias 20 e 21 de março, marca a chegada do outono no hemisfério Sul. Entre os dias 22 e 23 de setembro, a chegada da primavera. A data não muda porque tem a posição do Sol como referência. 

> Veja como será o clima durante a primavera em Santa Catarina

Na astrologia

Para a astrologia, é considerado um período sagrado em termos espirituais, porque ele representa o equilíbrio e a singularidade, o que faz lembrar sobre a importância de equilíbrio na vida, da luz e da sombra. A chegada da primavera, também na astrologia, simboliza uma mudança de energia: o despertar da vida.

Leia mais:

O que já se sabe sobre as sementes misteriosas "da China"

Conheça duas cervejas de SC premiadas em concurso internacional

Horóscopo: confira a previsão dos signos de 19 a 25 de setembro

Colunistas