Uma obra de manutenção previamente programada na Estação de Tratamento de Água (ETA) Cubatão, marcada para o domingo (12), deve deixar 34 bairros de Joinville sem água. O objetivo dos trabalhos, que vão afetar 75% da cidade, é a melhoria da segurança operacional em adutoras e em equipamentos eletromecânicos da estação.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Por conta da manutenção, os bairros das regiões Norte, Leste, Sul e Centro da cidade, que são atendidos pela ETA, terão o abastecimento de água suspenso temporariamente. A previsão é que os trabalhos iniciem às 4h30 da madrugada e sejam finalizados ainda no domingo.
Como funciona novo serviço de Uber Táxi lançado em Joinville
Veja quais bairros de Joinville devem ficar sem água
- Adhemar Garcia
- América
- Anita Garibaldi
- Atiradores
- Aventureiro
- Bom Retiro
- Boa Vista
- Bucarein
- Centro
- Comasa
- Costa e Silva
- Distrito Industrial Norte
- Dona Francisca
- Espinheiros
- Fátima
- Floresta
- Glória
- Guanabara
- Iririú
- Itaum
- Jardim Paraíso
- Jardim Iririú
- Jardim Sofia
- Jarivatuba
- João Costa
- Paranaguamirim
- Parque Guarani
- Petrópolis
- Pirabeiraba
- Rio Bonito
- Saguaçu
- Santo Antônio
- Ulysses Guimarães
- Vila Cubatão.
Continua depois da publicidade
A Companhia Águas de Joinville reforça a importância do consumo consciente e da existência de caixa-d’água nos imóveis para reservação. Além disso, pede que a população restrinja o uso de água até a normalização total do sistema de abastecimento.
A recuperação do sistema ocorrerá de forma gradativa: nas proximidades de Pirabeiraba, onde está localizada a ETA Cubatão, deve ocorrer ainda na noite de domingo (12). Em locais altos e mais distantes da estação, a previsão é que o abastecimento seja restabelecido ao longo de segunda-feira (13) até a madrugada de segunda para terça-feira (14).
Dicas para não sofrer com a falta de água
Segundo a Companhia Águas de Joinville, para reduzir os impactos nesse período, dias antes da parada da estação, é importante avaliar a capacidade de sua caixa-d’água. O ideal é a proporção de 200 litros, por dia, por morador. Se na residência há cinco moradores, por exemplo, o reservatório deve ser no mínimo de 1 mil litros. Caso a caixa tenha capacidade menor que a ideal, limite ainda mais o consumo. Se necessário, encha baldes e abasteça a geladeira com água.
Continua depois da publicidade
Lave roupas com antecedência e faça a limpeza de banheiros, cozinha e garagem. No sábado (11), um dia antes da parada da estação, comece a economizar água para que sua caixa-d’água esteja cheia no momento da interrupção do fornecimento.
No domingo (12), dia da parada, não use água em grandes quantidades, como para lavar roupas, calçadas ou regar o jardim. Restrinja o uso para beber, preparar refeições e para higiene pessoal.
A Companhia Águas de Joinville orienta que, durante o período de normalização do abastecimento, o uso excessivo de água por alguns moradores afeta outras residências ao longo da rede, e a recuperação do sistema como um todo pode levar mais tempo que o previsto. A água deve ser usada de forma consciente todos os dias, mas em caso de manutenções do sistema de abastecimento, como essa, o cuidado deve ser redobrado.
Quais serviços serão feitos na ETA
As obras serão realizadas na estrutura de uma das adutoras da estação e nos sistemas de bombeamento de água bruta e de água tratada. Também serão realizadas melhorias na parte elétrica da entrada de energia.
Continua depois da publicidade
Na adutora, haverá a instalação de uma peça com dois registros, um de espera para a nova adutora em implantação e outro que permitirá a desativação do trecho antigo. O objetivo é modernizar a estrutura e, com isso, obter ganhos em segurança operacional. Como a estação conta com duas adutoras, a ação também contribuirá para a independência das tubulações no futuro.
Duas bombas, uma localizada na área de captação de água bruta e outra na área de recalque de água tratada, receberão válvulas novas. Estas válvulas vão garantir também um sistema de vedação mais eficiente, melhorando o desempenho dos equipamentos em caso de necessidade de isolamento dos conjuntos.
Já na parte elétrica, ocorre a substituição de uma chave seccionadora e a preparação para a instalação de um novo disjuntor.
Leia também
Tudo sobre o Campeonato Catarinense 2025, que começa neste sábado
“Girafa do Atacadão Telhas”: vídeo que soma mais de 4 milhões de visualizações é de SC
Consumidor da Celesc reclama do atendimento e empresa diz que normaliza em seis meses