Estamos no mês de outubro, que é o início do período onde se tem a maior presença da Aurora Boreal. As fotos disponíveis na internet de pessoas que estão observando esse fenômeno vêm despertando a curiosidade em muitos brasileiros. E uma dúvida muito comum é se é possível ver o fenômeno no Brasill

Continua depois da publicidade

Portanto, vamos explicar nesta reportagem se o fenômeno natural pode ou não ser visto no céu do país e quais os motivos para isso.

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Continua depois da publicidade

É possível ver Aurora Boreal no Brasil?

Primeiramente, a resposta curta é que isso infelizmente não é possível. Assim como abordamos neste texto, explicando o que é o fenômeno, isso faz parte justamente do conceito natural do que é essa Aurora. Em suma, as auroras se dão quando nuvens de eletricidade vindas do sol são puxadas para dentro de nossa atmosfera pelo campo magnético.

Por motivos físicos, é tendência que essas descargas sejam levadas tanto para o pólo sul quanto para o polo norte. Desse modo, em cada extremidade da Terra o fenômeno tem um nome diferente. Sendo a Aurora Austral no Hemisfério Sul e Aurora Boreal no Hemisfério Norte. Tendo em vista que o Brasil está na metade sul do Mundo, é geograficamente impossível visualizar o fenômeno no país.

Continua depois da publicidade

É possíver ver um fenômeno parecido por aqui?

Em tese sim, o Brasil está dentro dos países que podem receber a Aurora Austral, fenômeno de mesma natureza que a Aurora Boreal só que no polo magnético do sul. Porém, se conseguirmos ver isso em nosso céu seria um péssimo sinal. De acordo com o doutor em astrofísica Gabriel Hickel, em entrevista ao Valor Econômico, uma aurora austral vista no Brasil seria de uma intensidade nunca vista na Era Moderna.

Só isso já seria devastador, já que segundo o site Energy Central, uma forte tempestade solar pode causar curtos-circuitos nas redes de energia de todo mundo, causando um apagão sem precedentes e que seria bastante difícil de resolver. Desse modo, vale mais a pena torcer para que não vejamos nada disso em nosso céu.

Leia também

Aurora Boreal: O que é e onde assistir ao fenômeno luminoso

A única vez que uma aurora austral foi vista no Brasil

Como o olfato pode ter relação com a presença de microplásticos no cérebro

Escala Saffir-Simpson: Entenda as categorias que definem o impacto de furacões

Destaques do NSC Total