Um assalto violento registrado no dia 26 de setembro no Assentamento Olho D’Água, interior de Abelardo Luz, no Oeste de Santa Catarina, teve desdobramentos importantes nesta quarta-feira (1º), quando a Polícia Militar recuperou a caminhonete roubada da vítima durante uma operação em União da Vitória (PR). A ação resultou na prisão de cinco suspeitos e na morte de um criminoso durante confronto com os policiais.
Continua depois da publicidade
Assalto em Abelardo Luz
Na madrugada do dia 26 de setembro, por volta das 5h, a Polícia Militar foi acionada após o filho da vítima, de 55 anos, encontrar a residência da família com marcas de sangue e sem o veículo. Dentro da casa, os policiais e o Instituto Geral de Perícias localizaram uma faca, uma camisa ensanguentada e uma grande poça de sangue na cozinha.
A vítima foi encontrada horas depois em uma propriedade rural de Passos Maia, com várias lesões no rosto e na cabeça. Em depoimento, contou que, por volta das 20h do dia anterior, foi surpreendido por criminosos armados com armas curtas e longas. Ele foi amordaçado, agredido com socos, chutes e coronhadas, além de ameaçado de morte enquanto os assaltantes exigiam dinheiro, armas e a chave da caminhonete S10 prata da família.
Os criminosos ainda obrigaram o morador a realizar transferências via Pix antes de o levarem em seu próprio veículo, circulando por estradas do interior por cerca de duas horas. A vítima acabou sendo abandonada em uma área de mata e só conseguiu pedir ajuda ao amanhecer.
Operação e prisão dos suspeitos
As investigações apontaram o envolvimento de um grupo criminoso que já vinha sendo monitorado pela Polícia Militar desde o dia 23 de setembro, quando ocorreu outro assalto em Vargem Bonita (SC). Naquela ocasião, uma família foi rendida, e duas caminhonetes foram levadas.
Continua depois da publicidade
Em União da Vitória, no bairro São Sebastião, o serviço de inteligência identificou a residência onde estaria escondida a caminhonete de Abelardo Luz. Durante a abordagem, um homem de 35 anos, natural de Ipuaçu e foragido da justiça, tentou reagir e acabou morto em confronto. Ele tinha uma extensa ficha criminal, incluindo registros por roubos, furtos, receptação e adulteração de veículos.
Na casa estavam outros cinco suspeitos que foram detidos: um jovem de 22 anos, com endereços em Águas de Chapecó e Barra Velha, foragido da justiça; um homem de 21 anos, natural e morador de Abelardo Luz, também foragido; um terceiro envolvido, residente em Vargem Bonita, com passagens policiais; um adolescente de 14 anos, filho do homem morto no confronto; e um quinto indivíduo maior de idade, conduzido à delegacia.
Foram apreendidos um revólver calibre .38, uma espingarda calibre .36, uma carabina de pressão 5.5, munições, três veículos (incluindo a caminhonete roubada em Abelardo Luz), celulares e balaclavas.
Investigações continuam
O grupo vai responder por associação criminosa, posse ilegal de armas e munições, corrupção de menor, receptação e resistência à prisão, além de seguir sendo investigado pelos assaltos cometidos em Abelardo Luz e Vargem Bonita.
Continua depois da publicidade
Leia também
Perfil falso em rede social leva à prisão suspeito de crime sexual infantil em SC
Alvo de operação em SC, empresário dono de “império” de eletrônicos está foragido
