A Defesa Civil de Santa Catarina segue ampliando a Rede de Monitoramento Hidrometeorológico Estadual. Nesta semana, foi concluída a instalação de uma nova estação no Oeste de Santa Catarina, em Xanxerê, na ponte do Rio Xanxerê, no bairro Nossa Senhora de Lourdes.
Continua depois da publicidade
O equipamento faz parte de um conjunto de ações que visam fortalecer o monitoramento e a prevenção de desastres naturais em todo o Oeste do Estado. Nos próximos dias, novas estações também serão instaladas em Abelardo Luz, São Domingos e Passos Maia.
Como funciona o equipamento
As estações hidrológicas medem, em tempo real, o volume de chuva e o nível dos rios. Cada unidade conta com réguas físicas de acompanhamento, campanhas periódicas de medição de vazão e sistemas de segurança com câmera e alarme. Os dados coletados são disponibilizados ao público no site da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, garantindo acesso rápido e transparente às informações.
De acordo com o coordenador regional de Defesa Civil em Xanxerê, Luciano Peri, a ampliação da rede é essencial para melhorar a resposta a eventos climáticos extremos.
— Esse trabalho garante informações mais precisas para emitir alertas preventivos, permitindo que os municípios estejam mais preparados para enfrentar eventos climáticos e proteger a população — destacou.
Continua depois da publicidade
Leia também
Cidade de SC que cresceu 40% em pouco mais de uma década terá um bairro planejado
Quem vai poder receber canetas injetáveis para tratar obesidade de graça em Chapecó





