Uma equipe da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é finalista em duas de três categorias da competição internacional Formula Student Online, organizada pela universidade Széchenyi István, da Hungria. A disputa reúne projetos de carros de corrida feitos por estudantes de 46 universidades de países como Estados Unidos, Reino Unido, Croácia, Grécia, Alemanha, Hungria e França, entre outros. A equipe da UFSC é a única representante do Brasil na competição internacional.
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A Ampera Racing, do Centro Tecnológico da UFSC, participou da competição com um projeto de protótipo de carro elétrico de corrida, de nome AMP-220. O projeto dos estudantes catarinenses se classificou entre os três finalistas na categoria de design de engenharia (Engineering Design Event) e vai disputar o primeiro lugar com as equipes da Universidade Aachen e da Universidade Técnica de Munique, ambas da Alemanha.
A outra categoria em que o protótipo de veículo elétrico catarinense é finalista é a de apresentação de plano de negócios (Business Plan Presentation Event). Nessa disputa, a Ampera concorre com equipes da Universidade de Sevilha, da Espanha, da Politécnica de Milão, da Itália, e da Universidade Técnica de Munique, da Alemanha.
A equipe vencedora sejá divulgada em uma transmissão ao vivo no sábado (8).
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Competição ocorre de forma virtual por causa da pandemia
Por conta da pandemia de covid-19, a competição deste ano ocorreu de forma virtual, o que abriu a possibilidade para a participação de projetos de diferentes partes do mundo. Devido a esse cenário, a avaliação neste ano se voltou mais à análise da projeção do veículo. Os estudantes da UFSC enviaram vídeos e documentos com detalhes do projeto, que foram analisados pelos avaliadores da competição europeia.
– É uma conquista muito grande para a gente. Nunca estivemos em uma competição internacional e ir para uma disputa on-line, com juizado mais especializado, com informações de ponta, e se classificar para a final, é algo que traz muita felicidade nisso – avalia o estudante João Vitor Vanzella, responsável pela área de estrutura do projeto.
O grupo aponta que melhorias do projeto em relação a anos anteriores como um pacote aerodinâmico e um novo acumulador de baterias podem ter ajudado a chamar a atenção dos avaliadores da competição europeia.
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Equipe reúne 45 estudantes da UFSC
A Ampera Racing é formada por 45 integrantes, todos alunos da UFSC dos cursos de Engenharia Mecânica, Elétrica, de Produção e de Psicologia. A equipe é orientada pelo professor Marcelo Lobo, do curso de Engenharia Elétrica.
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O AMP-220, protótipo finalista da competição internacional, foi desenvolvido em cerca de cerca de seis meses, sendo três deles em home-office por causa da pandemia do novo coronavírus.
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