nsc
hora_de_sc

Esporte

Equipe de ginástica artística de Florianópolis participará do Campeonato Brasileiro

Projeto social e extracurricular conta com o apoio financeiro da Fundação Municipal de Esporte de Florianópolis

19/07/2022 - 10h13 - Atualizada em: 19/07/2022 - 10h16

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
A equipe de ginástica artística do IEE participará, em agosto deste ano, em Salvador, do Campeonato Brasileiro da modalidade
A equipe de ginástica artística do IEE participará, em agosto deste ano, em Salvador, do Campeonato Brasileiro da modalidade
(Foto: )

Um projeto de ginástica artística que é realizado com cerca de 250 crianças e adolescentes está ultrapassando os muros do Instituto Estadual de Educação (IEE), local onde é realizado, em Florianópolis.

O projeto social e extracurricular é desenvolvido de forma gratuita com o apoio financeiro da comunidade e da Fundação Municipal de Esporte de Florianópolis, que incentiva e fomenta os grupos de treinamento, possibilitando a contratação de fisioterapeutas, psicólogos, preparadores físicos e professores de ballet.

> Floripa além das praias: curta o inverno na Capital

Após ser quatro vezes campeã na Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), a equipe de ginástica artística do IEE participará, em agosto deste ano, em Salvador, pela primeira vez do Campeonato Brasileiro da modalidade.

Segundo a treinadora da equipe, Thaís Emanuelli de Barros, o bom rendimento da equipe é motivo de comemoração e orgulho.

— Muito nos orgulha ter uma equipe participando do campeonato porque é a elite da ginástica do Brasil que está neste evento. Só o fato de poder disputar uma competição desse tipo nos motiva a pensar mais para frente — explica a professora e ex-aluna do projeto.

Além disso, a conquista mostra que o treinamento de longo prazo e a evolução das ginastas estão dando certo.

— É um resultado que confirma o trabalho que está sendo realizado com o grupo e nos dá mais segurança e motivação para poder estar levando nossa criançada para o Campeonato Brasileiro. É a realização de um sonho — comemora Thais.

O projeto de ginástica artística

A ideia do projeto de ginástica artística, apoiado pela Prefeitura de Florianópolis, é fomentar cada vez mais a prática esportiva e incentivar os jovens a realizar atividades que otimizem o tempo ocioso. O projeto ocorre desde a criação do Departamento de Esporte Escolar, em 1973, e por meio dele são desenvolvidas diversas modalidades esportivas.

As meninas do projeto rendimento de ginastica artística foram até Blumenau para a etapa estadual, venceram e agora são tetracampeãs
As meninas do projeto rendimento de ginastica artística foram até Blumenau para a etapa estadual, venceram e agora são tetracampeãs
(Foto: )

> Florianópolis instala brinquedos inclusivos em unidades educativas da rede municipal

Na ginástica artística, podem participar crianças a partir dos 5 anos de idade. A idade máxima para começar é 14 anos. As turmas são divididas por idade e nível técnico. No total, sete professores trabalham no projeto, que ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30, no IEE, no Centro de Florianópolis.

Benefícios vão além do esporte

Modalidade que exige concentração e muito preparo físico, a ginástica artística é uma atividade que oferece resistência, fortalecimento muscular, alongamento e flexibilidade para o atleta. É por meio desse esporte que crianças e adolescentes aprendem movimentos de precisão feitos nas argolas, cavalo com alças, barra fixa, solo, trave, barras assimétricas e paralelas.

Porém, além dos benefícios físicos, o esporte pode fazer muito mais para as crianças que o praticam. Um bom exemplo disso é a história da professora Thaís.

Na ginástica artística, podem participar crianças a partir dos 5 anos de idade. A idade máxima para começar é 14 anos
Na ginástica artística, podem participar crianças a partir dos 5 anos de idade. A idade máxima para começar é 14 anos
(Foto: )

— Eu passei minha vida inteira estudando nessa escola e vim de família humilde. A inserção do esporte me deu nova possibilidade de vida. Passei a me sentir valorizada depois da ginástica artística. Aprendi a levantar quando cair e a persistir nos meus sonhos — relembra Thais.

O peso da vitória: O esporte transforma vidas

Com 1,78 m de altura, desde que começou na ginástica artística Thais sabia que não tinha a melhor altura para a modalidade esportiva, mas, mesmo assim, a professora conta que foi até onde o esporte a permitiu e que foi ele que a incentivou a chegar até a conquista do seu doutorado.

> Álbum de figurinhas da Copa 2022 tem pré-venda lançada; saiba valores e onde comprar

Assim como o esporte transformou sua história de vida, Thais acredita que pode transformar a vida de muitas das crianças do projeto, que, segundo ela, são grande parte vindas de famílias carentes e que não teriam a oportunidade de participar do esporte se não fosse por meio da iniciativa.

— Muito antes de formar ginastas, a gente forma bons cidadãos — finaliza Thais.

A Fundação Municipal de Esporte

Supervisionada pela Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude, a Fundação Municipal de Esporte é um órgão da Prefeitura de Florianópolis que tem como finalidade o desenvolvimento do esporte na Capital e tê-lo como estratégia de cunho educacional em favor das crianças e dos adolescentes, sobretudo de comunidades carentes.

Saiba mais sobre o que acontece na Capital acessando o canal "Florianópolis, uma cidade para todos"

Leia também

Floripa além das praias: curta o inverno na Capital

Esfriou? Aproveite o inverno em casa

Colunistas