nsc
nsc

PMF

Floripa além das praias: curta o inverno na Capital

Gastronomia, tecnologia, cinema e esportes movimentam a cidade, atraindo visitantes e animando moradores para a “staycation”

18/07/2022 - 09h35 - Atualizada em: 18/07/2022 - 10h53

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
O turismo é uma das principais fontes de renda da capital
O turismo é uma das principais fontes de renda da capital
(Foto: )

Com belas praias e uma natureza exuberante, Florianópolis costuma ser sinônimo de verão, férias e muita diversão em dias ensolarados, seja nas águas mais quentes do norte da Ilha ou nas ondas do sul. Mas não é só nos meses de calor que a capital catarinense oferece bons passeios e oportunidades para curtir a cidade tanto de dia quanto à noite: do turismo de base local às competições esportivas a céu aberto, das charmosas rotas gastronômicas ao expressivo cenário do audiovisual, a cidade tem um imenso potencial turístico — que surpreende até mesmo os “manezinhos”.

Todos os anos, a Ilha da Magia atrai milhares de turistas vindos de todas as regiões do Brasil, da América Latina e até mesmo de mais longe. O turismo é uma das principais fontes de renda da capital e, durante os meses mais quentes do ano, a cidade é o segundo destino mais procurado pelos brasileiros, atrás apenas do Rio de Janeiro, como indicou pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo em 2018.

> Polo tecnológico, Florianópolis oferece aulas de robótica para crianças da rede municipal

No entanto, há muito tempo a cidade deixou de ser um destino exclusivo de verão e, hoje, eventos esportivos, corporativos e culturais tornam Florianópolis em um destino completo mesmo fora de temporada. Anualmente, a cidade recebe milhares de visitantes por conta do Iron Man, Volta à Ilha, RD Summit, Maratona Cultural, Orquestra de Baterias, Folianópolis e diversas outras programações.

A Prefeitura também tem investido na renovação dos principais pontos turísticos da cidade, que servem como cartão-postal para visitantes de todos os lugares. A restauração da Ponte Hercílio Luz, do Largo e do Prédio da Alfândega e a nova Beira Mar Sul são alguns exemplos de pontos que foram transformados, deixando a cidade ainda mais atrativa para todos que passam por ela. Obras como a modernização do aeroporto e o aumento da faixa de areia da praia de Canasvieiras também marcam as mudanças que vêm ocorrendo na capital.

Entre as obras planejadas, as praias de Jurerê e Ingleses passarão por engordamentos em 2022 e em 2023. As obras da nova Ponte da Lagoa e seu entorno aguardam por um vencedor da licitação para seu início e, em paralelo, a empresa vencedora da licitação para construção do Parque Marina da Beira Mar Norte, um dos cartões-postais da cidade, aguarda as licenças ambientais para início das obras, o que deve ocorrer no início de 2023.

Gastronomia

A capital catarinense foi também a primeira cidade a receber o título de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido pela Rede Mundial de Cidades Criativas da UNESCO, iniciativa que reconhece a criatividade como estratégia impulsionadora do desenvolvimento sustentável. Com restaurantes e bares para todos os gostos, passando pelos peixes e frutos do mar tradicionais da região até culinárias de diversos lugares do mundo, a cidade oferece uma variedade de opções para quem gosta de aproveitar as férias ou os finais de semana para comer bem e degustar novos sabores.

— A qualidade de vida e o desenvolvimento econômico da cidade trouxeram pessoas do mundo inteiro, o que impulsionou a melhoria nos serviços e aumentou as opções para turistas e moradores durante todo o ano — ressalta a Superintendência de Turismo de Florianópolis.

Cinema

A cidade vive um momento de expansão do setor audiovisual, tornando-se mais expressiva no mercado nacional e recebendo até mesmo produções internacionais. Iniciativas como a Floripa Film Commission estimulam que Florianópolis seja vista como um destino competitivo para produções, seja pelas locações, infraestrutura, logística, planos de incentivos ou pela abundância de profissionais qualificados na área.

Ter Florianópolis no mapa das produções audiovisuais impacta diretamente o turismo, bem como a geração de empregos e de renda e com o aparecimento de imagens da cidade em mais filmes, documentários, séries e materiais publicitários, os pontos turísticos da cidade também se destacam no cenário nacional. Além disso, com mais produções desenvolvidas na capital, mais se movimentam o setor do audiovisual e outros relacionados, movimentando a economia local.

Tecnologia

Com o que é considerado o melhor ecossistema de inovação do Brasil, Florianópolis une tecnologia e turismo por meio da iniciativa Floripa Conecta. Baseado na economia criativa, o programa gera fluxo de pessoas e de renda em meses de baixa temporada por meio de eventos de tecnologia e empreendedorismo, mostrando que a cidade não depende apenas do verão para ter resultados positivos no setor turístico.

> Projeto que oferece aulas de vôlei para terceira idade inicia atividades também na modalidade praia

A iniciativa se configurou como o maior hub de eventos do país, reunindo, em dez dias, mais de 60 eventos no mês de agosto — período em que, tradicionalmente, o setor de turismo tem uma baixa procura. Isso contribui para a movimentação cultural da cidade e, consequentemente, para a economia.

Além disso, Florianópolis é uma das três cidades brasileiras mais citadas entre os nômades digitais, junto a São Paulo e Rio de Janeiro.

Staycation

Com a campanha Staycation – Floripa para quem é de casa, a Prefeitura de Florianópolis busca incentivar o potencial dos moradores da cidade de se tornarem turistas na própria região. Por meio de um edital, prestadores de serviços de turismo, hotelaria, alimentação, guiamento, transporte turístico e outros relacionados podem se cadastrar para oferecer benefícios, como descontos ou pacotes promocionais, para moradores da Grande Florianópolis.

Além de todas essas possibilidades, Florianópolis conta ainda com uma rede de museus, uma grande cena de eventos esportivos e de aventura, bem como o turismo de base comunitária, o Ratones Rural, que consiste na visitação de propriedades rurais, contato com a natureza e consumo de produtos orgânicos e artesanais.

Acesse o canal Viver SC especial para ler mais

Leia também

Revisão do Plano Diretor de Florianópolis incentiva proteção às áreas de preservação permanentes

Florianópolis instala brinquedos inclusivos em unidades educativas da rede municipal

Potencial: Vias gastronômicas são atrativos para aumentar o turismo em Florianópolis

Colunistas