O retorno do desfile competitivo do Carnaval de Joinville foi coroado com a vitória da escola Príncipes do Samba, a mais antiga do município. Após o título, a agremiação mira desfilar e competir em Florianópolis, que tem a Passarela Nego Quirido como palco do maior carnaval de SC.
Continua depois da publicidade
Em novembro de 2025, durante visita do governador Jorginho Mello (PL) a Joinville, a diretoria da escola entregou um ofício que manifesta o interesse em ser a primeira escola de fora da Grande Florianópolis a disputar o carnaval da capital catarinense.
Veja fotos do desfile das escolas de samba em Joinville
Além disso, Deivison Garcia, diretor de Carnaval da Príncipes do Samba, explicou à CBN Joinville, na manhã desta segunda-feira (9), que o desejo também foi comunicado ao presidente da liga das escolas de Florianópolis, de maneira informal.
— Achamos que Joinville merece essa honraria e como tivemos o título de campeã do Carnaval, nos colocamos à disposição para abrir essa jornada, como acontece nos carnavais do Brasil — justifica.
Como exemplo, Garcia cita que no Carnaval do Rio de Janeiro, nem todas as cidades são da capital carioca, mas sim de cidades do entorno. Da mesma maneira ocorre em Florianópolis, com agremiações de São José.
Continua depois da publicidade
Caso o pedido seja aprovado, a escola tem o objetivo de desfilar tanto em Joinville, onde o carnaval é adiantado, como na capital.
Quais são os próximos passos
Planejamento é a palavra chave para o projeto. Após manifestar o interesse, o representante da escola explica que a Príncipes do Samba precisa estabelecer uma estrutura em Florianópolis, onde poderiam criar e finalizar as alegorias.
Além disso, a escola também precisa ter acesso aos recursos do governo do Estado para viabilizar o desfile, isso porque a quantidade de fantasias, por exemplo, pode dobrar ou até triplicar.
— Sabemos que temos muito a trabalhar para chegar nesse nível competitivo, mas é importante iniciar esse processo. (…) Só depende deles [organização do Carnaval de Florianópolis], a nossa parte está pronta — destaca.
Continua depois da publicidade
O objetivo da campeã do Carnaval 2026 de Joinville é impulsionar o carnaval do município e fortalecer os festejos carnavalescos de toda Santa Catarina.
Fotos mostram como foram preparativos da escola para desfile em 2026
Como foi o desfile que deu o título à escola no último domingo
Já nas primeiras horas da manhã de domingo (8) os foliões se reuniram na Avenida Beira Rio para acompanhar o desfile. Mais de 10 mil pessoas estiveram presentes, segundo a prefeitura. O evento estava marcado para sábado (7), mas foi adiado por conta da chuva intensa que atingiu Joinville.
Devido ao ajuste na programação, a Liga das Escolas de Samba de Joinville (LIESJ) e as escolas decidiram não computar a pontuação dos quesitos harmonia e comissão de frente. Os jurados fizeram a avaliação e as notas foram compartilhadas com as escolas. Porém, nos dois quesitos foram necessários ajustes devido ao adiamento.
Os outros sete quesitos pontuaram normalmente, sendo eles: bateria, samba-enredo, evolução, enredo, alegorias e adereços, fantasias e casal de mestre-sala e porta-bandeira.
Continua depois da publicidade
A primeira escola a entrar na avenida foi a Fusão do Samba, seguida da Príncipes do Samba, Unidos pela Diversidade e Unidos do Caldeirão.
*Sob supervisão de Leandro Ferreira























