nsc
nsc

Educação

Escolas se adaptam para receber o Novo Ensino Médio

O novo formato de ensino passa a vigorar a partir do ano letivo de 2022 e promete aproximar os alunos do mercado de trabalho

05/11/2021 - 15h40

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Novo formato de ensino passa a vigorar a partir do próximo ano letivo.
Novo formato de ensino passa a vigorar a partir do próximo ano letivo.
(Foto: )

O Ensino Médio está de cara nova. Em agosto deste ano, a Secretaria de Estado da Educação anunciou mudanças que passam a vigorar a partir do ano letivo de 2022. O novo modelo tem foco no ensino vocacionado, em que o aluno tem liberdade para escolher itinerários formativos relacionados às profissões que deseja seguir. O projeto do governo federal foi aprovado em 2017, durante o mandato do então presidente Michel Temer, e já funciona de forma piloto em 120 instituições de Santa Catarina desde 2019.

> Gaspar lança projeto especial de reforço à educação de alunos com autismo

A mudança surgiu para expandir as possibilidades de aprendizado e para posicionar os estudantes como protagonistas do próprio futuro. Com isso, os currículos passam a ser construídos de acordo com a necessidade dos alunos, e as adaptações necessárias na infraestrutura escolar como um todo, tornam o ambiente mais agradável e atrativo para os alunos.

Veja o que muda na educação em Santa Catarina a partir do próximo ano.

A carga horária aumenta

O formato que até então exigia 800 horas de aula por ano passa a ter mil horas como tempo mínimo dos estudantes na escola, totalizando três mil horas em todo o ensino médio. Para completar o total de horas obrigatórias, o ano letivo deve ter 200 dias com 5 horas diárias, em média. Durante esse período, o estudante pode escolher entre 5 Itinerários Formativos, entre eles uma formação profissional e técnica.

Currículo flexível

O currículo do Novo Ensino Médio também traz mudanças. Com a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além dos componentes curriculares obrigatórios em todos os anos, , como Português, Matemática e Inglês como língua franca, , o aluno constrói o seu projeto de vida, escolhendo projetos de quatro áreas de conhecimento diferentes ou profissionalizante:

● Linguagens e suas Tecnologias;

● Matemática e suas Tecnologias;

● Ciências da Natureza e suas Tecnologias;

● Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;

● Formação técnica e profissional.

Vale ressaltar que nenhum componente curricular (disciplina) será excluído do currículo atual — eles apenas serão trabalhados de forma diferente. A parte flexível do currículo, por sua vez, corresponde a 40% da grade e contempla temáticas como Empreendedorismo, Educação Tecnológica, Libras, Matemática Financeira, entre outras. São os chamados Itinerários Formativos, realizados através de núcleos de estudo, projetos, e oficinas que serão oferecidos pelas escolas e escolhidos pelo estudante.

Mudar para crescer

A motivação por trás da implementação do Novo Ensino Médio é desenvolver o protagonismo nos jovens, preparando-os para as demandas da vida cotidiana, para o exercício da cidadania e do mundo do trabalho. O projeto tem como objetivo atender às expectativas dos jovens e contribuir para que possam aprofundar o conhecimento em áreas pelas quais têm identificação. O Colégio Salesiano, presente em Itajaí desde 1956, acredita que o Novo Ensino Médio prepara o aluno para a graduação e, consequentemente, para o mercado de trabalho.

— O que muda é o processo formativo e a possibilidade de as escolas construírem currículos de acordo com as necessidades das juventudes, considerando sua situação de vida e a realidade onde vivem — diz Ênio Bernardo Schmitz, supervisor pedagógico do colégio.

Colégio de Itajaí oferece diferenciais no novo modelo de ensino

O Colégio Salesiano Itajaí integra a Rede Salesiana Brasil (RSB), uma das maiores redes católicas de educação das Américas, reunindo 106 escolas, 15 universidades, 5 mil educadores e 80 mil estudantes. Com diferenciais para cada etapa da jornada escolar, da Educação Infantil ao Ensino Médio, a escola já oferece ações que se assemelham ao novo modelo de ensino. Os projetos de Itinerários Formativos já oferecidos conquistaram os alunos.

— No Ensino Médio é importante desenvolver habilidades e competências, e o formato Itinerário é sensacional. As habilidades que são utilizadas no mercado de trabalho não se aprendem somente em um livro, por exemplo —, diz Pedro Schmitz Rodrigues, aluno do 3º ano do Ensino Médio.

Educação Financeira está entre as novidades presentes no Novo Ensino Médio.
Educação Financeira está entre as novidades presentes no Novo Ensino Médio.
(Foto: )

Feira de Ciências promove atividades integradoras e engaja os alunos

A FCCSI - Feira Cultural e Científica Salesiano Itajaí - é um exemplo de iniciativa que se encaixa no Novo Ensino Médio. É um projeto interdisciplinar que busca incentivar o protagonismo dos alunos, o pensamento científico e a cultura através de exposições de trabalhos, da realização de apresentações artísticas e outras ferramentas. As atividades promovidas são elaboradas por um comitê, composto por alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio e pelos professores. O evento dura três dias e envolve cerca de 700 alunos em uma atmosfera de cursos, palestras, exposições, apresentações de pesquisas, rodas de conversa e concursos.

— A FCCSI é um projeto muito completo. É um projeto de protagonismo. A integração é muito bacana e abre espaço para as pessoas mostrarem o que tem interesse e que muitas vezes não tem espaço no currículo regular —, diz Douglas Speck, aluno do 3º ano do Colégio Salesiano Itajaí.

Colégio Salesiano Itajaí

O Colégio Salesiano possui mais de 60 anos de história em Itajaí. Hoje, atende cerca de 1700 alunos, da Educação Infantil ao Ensino Médio, com uma infraestrutura diferenciada. Ginásio de esportes, quadras cobertas e a céu aberto, área específica para a Educação Infantil, além de sala de informática, sala de formação e Espaço Verde para Educação Ambiental. Voltado para um plano de ensino que visa agregar valor na vida dos estudantes, o Colégio também promove oficinas de sociologia, artes, clube de robótica, pastoral escolar, conselho de classe participativo, entre outras atividades.

Colégio Salesiano está em Itajaí há mais de 60 anos e atende cerca de 1700 alunos.
Colégio Salesiano está em Itajaí há mais de 60 anos e atende cerca de 1700 alunos.
(Foto: )

Acesse o site e conheça mais sobre uma das instituições de ensino mais conceituadas de Santa Catarina.

Leia mais

Você compra por necessidade ou por impulso? Responda ao quiz e descubra qual é o seu perfil de “gastador”

Tempo é dinheiro: Saiba como aumentar a produtividade da sua empresa

Colunistas