A falta de eficiência em processos burocráticos pode comprometer a gestão de negócios. Segundo o Banco Mundial, as empresas brasileiras gastam mais de duas mil horas por ano para resolver questões burocráticas. O período é três vezes maior que na Venezuela e 15 vezes maior em comparação com a União Europeia.
Continua depois da publicidade
Com o tempo destinado a lidar com a burocracia, outras áreas podem ser diretamente prejudicadas. Segundo a Endeavor, existem três canais em que o excesso de processos pode impactar negativamente a produtividade do país: na abertura de novos negócios, na operação da empresa e no fechamento das companhias.
Autorizações, processos, inserção de dados em sistemas e operações burocráticas, prejudicam a performance dos colaboradores, dos gestores e das empresas, devido à complexidade de sistemas, processos existentes e legislação tributária. Além disso, é preciso considerar também o custo com softwares, ferramentas de controle, pessoal, estrutura e atendimento. Com tempo e recursos onde não é expertise da empresa, o negócio perde tempo para crescer, na produção, em inovação, pesquisa e desenvolvimento de produtos e serviços.
Ao terceirizar serviços burocráticos e operações, as empresas podem economizar o tempo gasto com essas tarefas cotidianas e focar nas estratégias para fazer o negócio crescer: otimizando produtos e serviços, desenvolvendo mais atuação comercial, entre outros aspectos.
Benefícios da terceirização
Muitas vezes ligada a algo incômodo, a burocracia nada mais é que a forma de organização das atividades, com regras bem definidas de forma clara e objetiva, evitando privilégios. Por isso, certos procedimentos precisam ser realizados de forma metódica, o que pode complicar empresas que não estejam adaptadas a essas necessidades.
Continua depois da publicidade
A burocracia, no entanto, pode ser mais ágil e mais transparente. Otimizar a energia da equipe, para que ela não seja gasta em questões menores, focar no comercial, ganhar eficiência e produtividade estão entre os benefícios da terceirização de serviços burocráticos.
A Epar, por exemplo, realiza esse tipo de atividade, também voltada ao ramo imobiliário. Assim, a empresa pode fazer mais prospecções, pois o time passa a ter o foco na captação, locação e venda de imóveis, na experiência do cliente, no planejamento e na estratégia comercial da imobiliária.
Gestão de processos especializada
A Epar é uma empresa especialista em soluções que otimizam todo o fluxo de gestão das empresas imobiliárias. A empresa assume o compromisso de lidar com a parte burocrática de gerir contratos imobiliários, terceirizando todos os processos não comerciais. Assim, atua na emissão de boletos, emissão de notas fiscais, geração e controle de repasses, controles financeiros e cobranças dos clientes, além do atendimento ao locatário.

Com esses processos desenvolvidos pela companhia, que possui também um software para esta finalidade, a imobiliária possui acesso à gestão da sua carteira locatícia em tempo real e online.
Continua depois da publicidade
Como possui sistema próprio, todos os processos são sistematizados para oferecer uma solução completa à gestão das imobiliárias e automatizar a gestão de pagamentos.
Serviços disponibilizados aos clientes
Ao terceirizar os serviços burocráticos com a Epar, a imobiliária tem acesso a uma série de serviços. Com as contas digitais, é possível gerenciar, pagar e autorizar as transações financeiras de um só lugar, com detalhamento total das informações.
— Já a tesouraria online permite o controle e visibilidade nas aprovações das despesas da empresa, centralizando as informações apenas em uma única plataforma, otimizando ainda mais o tempo. A Epar oferece também o serviço de Smart Split, utilizado para o controle na captura, distribuição, liquidação e conciliação de transações financeiras — explica o CEO da Epar, Eduardo Luiz.
> Novo empreendimento em Joinville aposta na tecnologia para morar bem
Ainda, a Epar atua no pagamento de boletos e transferências. Toda a questão burocrática dos impostos também pode ser paga por meio do serviço. Além disso, a empresa atua com governança para dar mais transparência aos processos desenvolvidos, rastreabilidade dos pagamentos realizados e controle de todo o fluxo transacional.
Continua depois da publicidade
Saiba mais sobre a gestão de serviços burocráticos da Epar.
Leia também
Profissionais com ensino superior têm aumento de 182% na renda
Hotel com estilo germânico em Brusque investe mais de R$ 2 milhões em infraestrutura de lazer