nsc
dc

Valorização

Profissionais com ensino superior têm aumento de 182% na renda

Muito além do diploma, a graduação é um passo decisivo na busca por melhor colocação profissional, gera mais oportunidades de crescimento e maior retorno financeiro

29/10/2021 - 13h10 - Atualizada em: 29/10/2021 - 17h57

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Formação acadêmica é diferencial no mercado de trabalho.
Formação acadêmica é diferencial no mercado de trabalho.
(Foto: )

Há quem diga que o diploma universitário já não tem o mesmo peso que tinha no passado. No entanto, um levantamento realizado em 2020 pelo Sindicato de Mantenedoras dos Estabelecimentos de Ensino Superior (Semesp) e pela consultoria Symplicity aponta que profissionais egressos de instituições de ensino superior (IES) têm um aumento de renda de 182%.

Além das chamadas hard skills (as habilidades técnicas), é na graduação que o estudante desenvolve as soft skills (habilidades comportamentais). Ainda, no ambiente acadêmico, o estudante cria conexões profissionais, descobre o interesse por diversos campos do conhecimento e participa de ações que incrementam seu portfólio profissional e somam como experiência.

> Pandemia acelerou processos da justiça catarinense; Saiba como

Para o professor e coordenador dos cursos de Marketing e Produção Multimídia , curso agora com com ênfase em Design, ofertados pela Faculdade Cesusc, Daniel Penz, “o desenvolvimento da empatia e da postura para conciliar atividades sociais e, ao mesmo tempo, interagir com os outros, são etapas essenciais da formação de um profissional completo”. O professor Fernando Ramos Lengler, que também é coordenador do curso de Administração da Cesusc, concorda e destaca que o ambiente universitário oferece diversas oportunidades para os estudantes.

— Mesmo enfrentando a restrição das atividades presenciais, a graduação entrega muito mais do que as competências necessárias para a formação profissional. A convivência, integração, atividades práticas, palestras, dinâmicas e rodas de conversa fazem parte do dia a dia universitário — explica.

Impacto na contratação

Embora algumas empresas já não coloquem o diploma como um requisito para contratação, ele ainda é um diferencial. Afinal, ter passado por uma instituição de ensino superior é muito mais do que um caminho para conquistar o diploma, como explica Daniel.

— A contratação de alguém que passou por um curso de graduação de uma boa instituição é uma referência pelo portfólio de conhecimentos que a instituição e os professores passam para os alunos. Não se trata somente do certificado, e sim do reconhecimento da capacidade de desempenhar funções específicas — reitera.

Por conta disso, não é incomum que estudantes ingressem no ensino superior já trabalhando ou empreendendo. Nos últimos anos, o empreendedorismo vem crescendo no Brasil e, apenas em 2021, mais de 1,1 milhões de novas empresas foram abertas no terceiro quadrimestre do ano, como aponta o Boletim do Mapa de Empresas do Ministério da Economia.

Para melhor gerenciar as empresas e para se capacitar mais na área de atuação, estudantes que já estão no mercado se matriculam em um curso de graduação para alavancar o crescimento profissional, buscando aperfeiçoamento. Segundo o professor Daniel, além de expansão de renda e requalificação profissional, o desejo de mudança de carreira também é um fator que motiva a procura por um diploma.

> Saúde mental pós-pandemia: Entenda a importância da atenção e cuidado

Entre os catalisadores dessa vontade de mudança está a escassez de oportunidades no mercado. Hoje, as altas taxas de desemprego fazem com que as pessoas busquem saídas diferentes do caminho tradicional.

— Conforme o mercado de trabalho se torna mais dinâmico, os empreendedores e trabalhadores percebem a necessidade de compreender melhor as transformações pelas quais o mercado está passando — explica Daniel.

Depois da graduação

A busca pela pós-graduação também é crescente no país: entre 2011 e 2020, houve um crescimento de 48% na oferta de cursos, de acordo com dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Esse dado leva em consideração os programas de mestrado e doutorado, mas existem ainda especializações, cursos de curta duração e outras oportunidades para que egressos de cursos superiores possam continuar se especializando.

> Crianças doam livros para o Hospital Infantil Joana de Gusmão

Segundo o professor Fernando, essa é uma etapa complementar, com características muito específicas por ser um momento de desenvolvimento profissional que carrega a ideia do networking como “pano de fundo”:

— A Faculdade Cesusc está próxima de muitas empresas reconhecidas em nosso Estado e em nossa cidade. Os professores estão no mercado e há um contato direto com as empresas por meio de palestras, visitas técnicas e conversas com empreendedores renomados da região. Essas atividades proporcionam uma integração que não ocorre naturalmente em outros ambientes, onde a concorrência e competitividade são o ideal — finaliza Fernando.

Conheça os diferenciais da Faculdade Cesusc:

  • Cursos reconhecidos e com nota máxima do MEC
  • Professores inseridos no mercado de trabalho
  • Infraestrutura moderna - Salas e laboratórios com programas e equipamentos de última geração
  • Atendimento individualizado de acordo com a necessidade do aluno

Quer saber mais sobre os cursos da Cesusc? Acesse o site da faculdade ou entre em contato pelo telefone (48) 3239-2600

Confira o especial Muito Além do Diploma na NSC Total.

Leia mais

Você compra por necessidade ou por impulso? Responda ao quiz e descubra qual é o seu perfil de “gastador”

Gaspar lança projeto especial de reforço à educação de alunos com autismo

Colunistas