nsc
nsc

Referência

Especialista catarinense ministra curso de técnica inovadora de implantes dentários

Metodologia criada pelo Doutor Vanderlim Camargo, de Florianópolis, atrai dentistas da Europa, América do Norte e América do Sul

07/04/2022 - 09h59

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Doutor Vanderlim - CIIPO - NSC
Doutor Vanderlim Camargo é referência internacional em implantes dentários.
(Foto: )

Implante dentário seguro, menos invasivo e sem a necessidade de enxerto ósseo. A Técnica Vanderlim, desenvolvida pelo dentista catarinense Vanderlim Camargo, conquistou pacientes do mundo todo que buscam uma solução mais barata, simples, mais rápida e bem menos traumática para renovar o sorriso. O procedimento foi desenvolvido ao longo dos 28 anos de experiência do odontologista, que já realizou quase 30 mil implantes.

A Técnica Vanderlim é baseada na Técnica All-on-4, criada na Europa em 1993. Com apenas uma cirurgia e quatro implantes, o paciente sai da clínica já com uma prótese de arcada completa fixa no dia do procedimento. Assim, o tempo de tratamento é reduzido e a taxa de sucesso superior a 95%. Vanderlim Camargo já era referência internacional em implantes All-on-4 e zigomáticos, mas aprimorou o procedimento para facilitar a vida de seus pacientes e ganhou ainda mais notoriedade.

A técnica que conquistou o mundo

A técnica autoral têm grande impacto tanto na vida dos pacientes quanto no dia a dia dos profissionais, também, pelo uso da tecnologia em cirurgias guiadas. No procedimento, um software prepara e antecipa etapas para agilizar a intervenção.

Assim, é possível realizar uma microcirurgia, com anestesia local, no próprio consultório odontológico. Primeiro, é feita uma tomografia tridimensional da arcada dentária do paciente. O software planeja todo o procedimento e, em seguida, é confeccionada uma guia cirúrgica, com orifícios nos locais exatos onde os implantes serão fixados, o que reduz o tempo de intervenção.

A Técnica Vanderlim também é conhecida pelo sistema exclusivo de implante transnasal, desenvolvido como uma alternativa à colocação do duplo zigoma, quando há necessidade de maior ancoragem dos implantes em determinados casos. O sucesso foi tanto que Vanderlim Camargo desenvolveu um curso destinado a profissionais da área - que acabou chamando a atenção de especialistas renomados de diversos países. Muitos deles já participaram das aulas ministradas pelo catarinense que, por sua vez, se surpreende com a repercussão.

— Professores e especialistas do mundo inteiro têm nos procurado. Não esperava que se tornasse um curso de abrangência internacional. Depois que publicamos este curso, em 2019, ganhou uma dimensão muito grande — conta Vanderlim.

Doutor Vanderlim - Curso - CIIPO - NSC
Curso ministrado pelo Doutor Vanderlim atrai especialistas de todo o mundo.
(Foto: )

Edição recente surpreendeu aos participantes

Em março, ocorreu, em Florianópolis, mais uma edição do curso Transnasal Zygoma Residency, onde o professor Vanderlim Camargo ensina, com detalhes, sua técnica exclusiva. O evento contou com a participação de especialistas de diversas partes do Brasil e de diversos outros países, como Estados Unidos e México.

— Nos Estados Unidos, os implantes são muito focados nos implantes ósseos, que leva mais tempo, mais cirurgias e envolve muito mais custos. A técnica do Vanderlim é a forma mais eficiente de conseguir um tratamento mais rápido e entregar ao paciente dentes definitivos em poucos dias. E isso é tudo o que os pacientes querem — afirma o doutor Matthew Holtan, dos Estados Unidos.

> Catarinense é referência mundial em implantes dentários

Já o doutor Jucimar, de Rondônia, conta por que escolheu fazer o curso do professor Vanderlim Camargo:

— Faço implantes há mais de 20 anos. Nós sempre buscamos um tratamento mais rápido, mais facilidade, praticidade e o menor número de cirurgias possíveis, mas sem perder a qualidade. Baseado nesse interesse de melhorar a qualidade de vida dos pacientes, resolvi fazer o curso ministrado pelo professor Vanderlim — revela.

A experiência agradou Jucimar:

— Ele se propõe a ensinar o que ele faz. Ele agrega tudo que tem na técnica que desenvolveu e nos ensina, na prática, com pacientes reais, no hospital, durante o curso. Isso faz toda a diferença. Mesmo quem não tem grande vivência com cirurgias, sai do curso capacitado — ressalta o especialista.

Próximas edições do curso presencial

Confira as datas e locais das próximas edições do curso Transnasal Zygoma Residency:

  • Junho - 15ª edição em Florianópolis
  • Julho - edição do curso presencial em Portugal
  • Agosto e outubro - Estados Unidos
  • Fevereiro de 2023 - Inglaterra

Prática - Curso - Doutor Vanderlim - CIIPO - NSC
Aplicação na prática é um dos expoentes do curso ministrado por Vanderlim.
(Foto: )

Novidades na esfera digital

Pensando em tornar o curso mais acessível a profissionais de todo o mundo — que encontrem dificuldades de logística, por exemplo, para realizar o curso presencial — será lançado o curso online, que oferecerá ainda mais conteúdo para que todos os implantodontistas possam conhecer, aprender e utilizar a técnica em seus pacientes.

O doutor Eduardo Meurer, de Florianópolis - PhD e um dos palestrantes convidados da última edição do evento - fala sobre um dos motivos principais que levam os profissionais a realizarem o curso: a prevenção.

— A técnica Vanderlim veio para resolver alguns problemas existentes na técnica tradicional, com enxertos ósseos, que tem um índice considerável de complicações. Quando falamos sobre a técnica transnasal, que é a desenvolvida pelo professor, apresenta uma possibilidade de complicações bem menores e menos graves, o que facilita o tratamento e aumenta a qualidade de vida dos pacientes — destaca Meurer.

Rede CIIPO

A Rede CIIPO, com mais de 27 anos de história, oferece tratamentos diferenciados com alto valor agregado e é centro de referência em implantes dentários e tratamentos estéticos. Entre seus pilares fundamentais estão a tecnologia, com equipamentos de última geração e a capacitação, com profissionais especialistas e professores pós-graduados que dominam as inúmeras técnicas existentes.

A sede da Rede CIIPO está localizada no Beiramar Shopping, em Florianópolis, e ainda conta com uma filial em São José.

Saiba mais sobre a CIIPO clicando aqui.

Leia também

5 lugares onde a Inteligência Artificial está presente e você nem imagina

Velocidade da luz: por que a Internet via fibra óptica é tão rápida

Projeto cria rede de apoio para mulheres que convivem com pessoas com deficiência

Colunistas