A margarida-das-nuvens (Hysterionica pinnatisecta), planta rara e endêmica dos penhascos da Serra do Rio do Rastro, recebeu atenção especial do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) durante vistoria realizada no local. 

Continua depois da publicidade

A espécie está na lista de ameaçadas de extinção, classificada como criticamente em perigo na lista nacional e como vulnerável na lista estadual, devido à sua distribuição restrita e à sensibilidade do habitat a obras rodoviárias e ao turismo intenso.

O trabalho, realizado pelo Plano de Ação Territorial para Conservação de Espécies Ameaçadas do Planalto Sul (PAT Planalto Sul), em parceria com a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, a empresa responsável pela manutenção da SC-390 e pesquisadores, identificou pontos críticos. 

O estudo vai servir para orientar ações de manejo, incluindo o controle da planta invasora Persicaria capitata (tapete-inglês). Também, para adotar medidas de conservação que assegurem a sobrevivência da espécie a longo prazo.

Continua depois da publicidade

Leia também

Filhote de cervo resgatado de cativeiro recebe cuidados veterinários em Lages