A gastrite é uma doença tão comum que é raro alguma pessoa que não tenha ou conheça alguém que conviva com o problema. Quem diz isso é a Organização Mundial de Saúde (OMS), que calcula que cerca de 50% da população seja atingida pela condição.

Continua depois da publicidade

Conhecida mais pelos sintomas de dor no estômago, azia ou indigestão, a gastrite é uma inflamação no revestimento do estômago.

Existem vários tratamentos médicos que aliviam os sintomas, mas quem tem gastrite precisa cuidar bastante da alimentação. Alguns devem passar longe da dieta de quem tem a condição, enquanto outros deveriam entrar na dieta com urgência.

A fruta que ajuda a baixar o colesterol e manter os músculos na terceira idade

Continua depois da publicidade

Um desses alimentos é uma fruta tropical que o brasileiro conhece muito: o coco. A informação é do site Healthing que mostrou como o coco pode ajudar quem tem gastrite por suas propriedades e componentes.

O coco tem minerais essenciais como magnésio, fósforo, cálcio e potássio e uma enorme quantidade de fibras. Tudo isso faz com que a fruta seja uma grande aliada do sistema digestivo.

Continua depois da publicidade

A fibra do coco faz com que você não fique com aquela sensação de estômago pesado e auxilia também no trânsito intestinal. Os minerais mantêm o equilíbrio dos eletrólitos. O coco também tem um efeito laxante leve, que ajuda a manter o intestino limpo.

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Como consumir o coco para aliviar a gastrite?

O problema está justamente na forma de consumo. Para a maioria dos brasileiros, o coco é um ingrediente usado principalmente nos doces e bolos.

Mas é uma fruta tão versátil, que se aproveita a polpa, a água e o óleo. A recomendação médica é sempre a mesma: usar com moderação.

Continua depois da publicidade

A água de coco além de ajudar na hidratação, alivia náuseas, evita câimbras e regula a função renal. É boa também para quem está fazendo dieta de emagrecimento.

Já o óleo de coco, quando consumido em jejum, pode proteger a mucosa do estômago, melhorar a digestão e ainda combater certas bactérias intestinais. No entanto, o consumo precisa ser feito com acompanhamento médico, pois pode causar cólicas e outros problemas digestivos.

Leia também

Essa fruta é ideal para limpar o cólon e melhorar a saúde digestiva

Enquanto todo mundo gasta com suplemento, essa fibra de R$ 10 entrega mais saúde de verdade