O número de reclamações que chegam à prefeitura de Blumenau diariamente aumentou 46%. É o que mostra um levantamento feito a pedido da NSC. Entre os dias 1º de janeiro e 17 de abril de 2025, a Ouvidoria recebeu pouco mais de 10 mil pedidos dos moradores. Nesse mesmo período do ano passado, foram cerca de 7 mil solicitações. Ou seja, praticamente 3 mil a menos do que o registrado agora.

Continua depois da publicidade

Receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Apesar do aumento expressivo, o ranking dos problemas mais recorrentes que chegam através do telefone 156 são praticamente os mesmos nos dois anos, só mudam as posições. Buracos de rua, necessidade de sinalização viária e patrolamento estão entre os mais frequentes. A prefeitura diz que o “boom” de reclamações é por causa das enxurradas no começo do ano, que provocaram estragos.

Os seis problemas mais comuns

Atualmente, os atendimentos na Ouvidoria de Blumenau são feitos por 12 pessoas, que recebem as solicitações presencialmente, no prédio da prefeitura, por ligação, no 156, e também pelo WhatsApp, no (47) 9 9937-1307. Esses profissionais avaliam e encaminham para as secretarias responsáveis. O município tem prazo para responder o morador, mas não para executar o serviço solicitado.

Continua depois da publicidade

— A gente acaba cobrando as secretarias. Algumas pastas, no início do ano, tiveram problemas com contratos, enfim. Está sendo resolvido. Então, essas ouvidorias estão com atraso, realmente, mas a secretaria está resolvendo através de uma nova licitação, onde isso vai ser resolvido — explica Jefferson Zager, diretor de Transparência da prefeitura.

Leia mais

Jovem de Gaspar corta cabelo, faz peruca para madrinha com câncer e vídeo emocionante viraliza

Quintal de casa vira pomar e moradores abrem as portas no estilo “apanhe e pague” em Blumenau