Paraná confirmou a primeira morte por intoxicação por metanol após consumo de bebida alcoólica na manhã desta segunda-feira (20). A vítima é um homem, de 55 anos, morador de Foz do Iguaçu, que deu entrada nas Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na terça-feira (14). Outra morte por intoxicação pela substância segue em investigação no estado.
Continua depois da publicidade
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa-PR), o paciente relatou ter dor abdominal e informou ter consumido bebida alcoólica no dia anterior. Ele tinha doenças crônicas e comorbidades. O homem morreu ainda na unidade de pronto atendimento.
A prefeitura de Foz do Iguaçu informou que a bebida ingerida pela vítima foi recolhida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) na sexta-feira (17).
Outra morte suspeita por intoxicação de metanol segue em investigação em Foz do Iguaçu. A vítima é um homem, de 47 anos, que foi encontrado morto em casa. A Sesa acredita que o óbito pode ter relação com a morte confirmada nesta segunda-feira (20).
O Paraná já registrou 22 notificações de suspeita de intoxicação por metanol, com cinco casos confirmados e um óbito. Outros 14 casos foram descartados e dois seguem como suspeitos. Em Curitiba, uma mulher, de 49 anos, está internada com quadro estável.
Continua depois da publicidade
Mortes por metanol no Brasil
Até a última sexta-feira (17), o número de casos confirmados de intoxicação por metanol após o consumo de bebidas alcoólicas estava em 46. De acordo com o balanço do Ministério da Saúde, o número de mortes contabilizadas era de 8 e outros 87 casos ainda seguem em investigação.
No total, 133 notificações foram registradas e outros 528 casos foram descartados. Os maioria dos casos está concentrada em São Paulo, com 38 casos confirmados e 44 em investigação. O estado já descartou outras 369 notificações. Há também casos confirmados em Pernambuco (3), Paraná (4) e Rio Grande do Sul (1).
Em relação aos casos em investigação, São Paulo investiga 44, Pernambuco (23) , Rio de Janeiro (6), Piauí (3), Mato Grosso do Sul (2), Goiás (2), Paraná (2) e Bahia (1), Espírito Santo (1), Minas Gerais (1), Paraíba (1) e Tocantins (1).
Leia mais
Polícia atende caso suspeito de intoxicação por metanol em Balneário Camboriú; Estado nega
Polícia Federal cumpre mandados de operação contra metanol em SC