O Paraná, estado vizinho de Santa Catarina, pode ter registrado a primeira morte por intoxicação causada por bebida com metanol. Trata-se de um homem de 59 anos, residente de Foz do Iguaçu, no Oeste. Ele deu entrada em uma UPA da cidade na terça-feira (14) com histórico de ingestão de bebida alcoólica e evoluiu a óbito ainda no pronto atendimento. Foi realizada coleta de material para análise laboratorial e a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) aguarda o resultado.

Continua depois da publicidade

O Paraná já confirmou quatro casos de intoxicação por metanol, todos de Curitiba. Dois pacientes de 71 e 36 anos já receberam alta e dois seguem internados na Capital. Destes, uma mulher de 41 anos está em estado grave, mas estável, e um homem de 60 anos permanece estável e apresentando melhoras.

Ao todo, o Paraná já registrou 17 notificações, sendo quatro casos confirmados, 12 descartados e um óbito ainda em investigação. Na quarta-feira (15), a pasta descartou um caso suspeito de Piraquara, de um homem de 41 anos.

— Seguimos em alerta com os casos de intoxicação por metanol no Estado. Existe um trabalho grande de monitoramento, fiscalização e notificação e todos os órgãos do Paraná estão dedicados a esclarecer essa questão — disse o secretário da Saúde, César Neves.

Veja fotos

Sintomas e sinais de alerta para intoxicação com metanol

É importante ficar atento aos sintomas de intoxicação por metanol, indica a Sesa. A substância não pode ser identificada pelo cheiro ou sabor, pois não altera a bebida. Os sinais costumam surgir entre 6h a 72h após a ingestão e podem ser confundidos com uma ressaca: dor abdominal, visão turva, confusão mental e náusea.

Continua depois da publicidade

Sintomas iniciais: dor de cabeça, náuseas, vômitos, sonolência, falta de coordenação, tontura e confusão mental.

Sintomas graves: dor abdominal intensa, alterações visuais (visão embaçada, pontos escuros, sensibilidade à luz ou cegueira súbita), dificuldade para respirar, convulsões e coma.

Algumas medidas de prevenção

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) orienta alguns cuidados ao consumir bebidas alcoólicas:

  • Compre apenas de locais confiáveis e desconfie de preços muito baixos
  • Verifique se o líquido está limpo e se o lacre da garrafa está intacto
  • Rótulos tortos, borrados ou com erros podem indicar falsificação
  • Confira se a embalagem tem o registro do Ministério da Agricultura, Pecuária e
  • Abastecimento (MAPA), que garante a fiscalização da produção
  • Em bebidas destiladas, veja se há o selo do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que indica que o produto passou pela inspeção oficial
  • Estabelecimentos devem exigir nota fiscal dos fornecedores para garantir a origem das bebidas
  • Em caso de suspeita de intoxicação, procure atendimento médico imediatamente.

Continua depois da publicidade

Leia também

Suposta fábrica clandestina de SC é alvo da PF em operação contra metanol

Fotos antigas revelam construção da cidade de SC com orla 100% premiada no “Oscar das Praias”

WEG compra mais uma empresa de olho na mobilidade elétrica