nsc
    dc

    Educação transforma

    Estágio pode garantir o ingresso do estudante no mundo do trabalho

    Instituições de ensino superior também tem o papel de promover o aprendizado além da teoria

    03/02/2021 - 10h49

    Compartilhe

    Estúdio
    Por Estúdio NSC
    Estágio pode garantir o ingresso do estudante no mundo do trabalho
    Experiência pode alavancar carreira
    (Foto: )

    O estágio é uma boa opção para os estudantes e para as empresas. Para os estudantes porque eles ganham a oportunidade de colocar em prática o que aprendem na sala de aula e adquirem experiência profissional. Já as empresas precisam de ideias novas e, com os estagiários, há ainda a possibilidade de descobrir e incorporar novos talentos.

    > Depois de viajar o mundo, professor traz modelo de inovação educacional para SC

    Não é à toa que segundo a pesquisa Benefícios Econômicos e Sociais do Estágio, realizada pelo CIEE em parceria com a FIPE, 96,7% das empresas consideram que os estagiários são importantes, muito importantes ou essenciais para os resultados atingidos por suas organizações e 55,3% das instituições avaliam que as chances de um estagiário ser efetivado é alta ou muito alta.

    Foi o que aconteceu com Juliana Costa Beber, formada em Psicologia pela Unisul. Na época em que era estudante, Juliana atuou na Associação de Surdos da Grande Florianópolis, local que trabalha hoje. Segundo ela, a experiência profissional ainda na graduação favoreceu sua contratação.

    — Com essa experiência durante a graduação eu ampliei minha rede de contatos e meu campo de possibilidades, pois tive a oportunidade de conhecer a associação e seus profissionais, assim como eles também puderam ter contato com meu trabalho — conta Juliana.

    Estágio traz benefícios para o estudante

    O coordenador do Curso de Psicologia dos Campus Florianópolis e Pedra Branca da Unisul, Vanderlei Brasil, lista os benefícios que o estágio pode proporcionar para os estudantes. 

    — O estágio se constitui em um momento singular da formação por oferecer oportunidades para que o estudante possa pôr em prática o aprendizado teórico, relacionar-se com outras pessoas já no campo de trabalho, resolver problemas em situações reais. Também é um momento em que o estudante pode se autoavaliar, confrontando o saber que acumulou até aquele momento (do estágio) frente às demandas da realidade do campo profissional e do mercado de trabalho — explica.

    > Learnability: entenda a habilidade mais exigida pelo mundo do trabalho hoje

    Instituições de ensino devem promover o aprendizado além da teoria

    Proporcionar esse tipo de experiência extracurricular é papel das instituições de ensino e a Unisul já faz isso há algum tempo por meio do Programa Unisul Carreiras, que realiza ações de orientação profissional e de planejamento de carreira para os estudantes. Entre os principais objetivos do programa estão promover a orientação de carreira dos estudantes e egressos, oferecer suporte aos acadêmicos e qualificar e ampliar a inserção dos estudantes nos campos de atuação e no mercado de trabalho.

    Foi por meio do Programa Unisul Carreiras que Juliana fez o estágio na associação que atua agora depois de formada. Para ela, as atividades extracurriculares são essenciais para formação profissional. 

    — Diante da minha experiência, eu compreendo que as atividades extracurriculares durante o curso se tornam grandes diferenciais na construção das nossas trajetórias profissionais. Quando se trata de psicologia, estamos falando de atuar com pessoas e por isso, vivenciar as experiências de estágios e extensão se tornam fatores que podem diminuir nossas inseguranças e ansiedades após a formação e, com certeza, favorecer e ampliar as oportunidades de inserção profissional — explica.

    > Ensino híbrido: entenda mais sobre o conceito que já é realidade em universidades do Brasil

    Programa Vida & Carreira aproxima os alunos do mundo do trabalho

    Além disso, recentemente, a Unisul foi integrada ao ecossistema Ânima Educação, que é uma das maiores organizações educacionais privadas de ensino superior do país. A Ânima promove diversas oportunidades para os alunos aplicarem os seus conhecimentos, como a aproximação ao mundo do trabalho por meio de estágios do componente Vida & Carreira e das unidades curriculares duais.

    — O Programa Vida & Carreira é composto por um conjunto de projetos que possibilitam uma diversidade de atividades por parte dos estudantes, um componente curricular presente em todos os cursos de graduação e por uma plataforma que dá suporte para as diversas ações — acrescenta Vanderlei.

    Dessa forma, o programa Vida & Carreira tem como principal objetivo apoiar e acompanhar a evolução acadêmica e a trajetória profissional do estudante durante todo o seu percurso formativo, por meio de experiências de aprendizagem que levem ao desenvolvimento de competências socioemocionais, ao autoconhecimento e à capacidade de aprender ao longo da vida.

    Aproximar os estudantes ao mundo do trabalho e promover o aprendizado além da teoria é um dos diferenciais da Unisul.

    Saiba mais sobre as ações da universidade acompanhando o canal A Educação Transforma.

    Leia também:

    > Entenda como projetos de extensão de universidades podem gerar renda

    > Clínicas-escolas trazem conhecimento para universitários e qualidade de vida para a comunidade

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Especiais Publicitários

    Colunistas