O interior de Santa Catarina esconde locais pouco explorados. É em Campos Novos, no Meio-Oeste, que está um Parque Estadual pouco conhecido, o do Rio Canoas. Bem no coração do parque, em meio à mata fechada, está um local carregado de memória e simbologia: um cemitério criado nos anos 1940, que abriga um imponente cedro.
Continua depois da publicidade
O parque é administrado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Santa Catarina, e tem mais de 1,2 mil hectares. Criado em 2004, o espaço protege centenas de espécies vegetais e animais, além das belezas naturais que incluem cachoeiras e lagos, e parte da história do Estado.
Apesar da criação em 2004, ele só foi aberto em 2018, inicialmente com duas trilhas, a Trilha das Águas (4.400 metros de extensão) e a Trilha do Cemitério (600 metros). No ano seguinte, a Trilha do Lajeado Roberto, que dá acesso à cachoeira, foi liberada, e em 2021, a Trilha do Lajeado Pequeno.
O parque fica no distrito de Ibicuí, município de Campos Novos, a mais de 350 quilômetros de Florianópolis. Veja como chegar:
Cemitério guarda história antiga
Escondido no coração da floresta, o antigo cemitério criado nos anos 1940 é acessível pela Trilha das Águas e pela Trilha do Cemitério. No centro do espaço, um imponente cedro se ergue, e, segundo os antigos moradores da região, essa árvore teria renascido de uma antiga cruz de estaca de cedro, usada para marcar o local.
Continua depois da publicidade
Com o tempo, a cruz teria rebrotado, transformando-se na majestosa árvore que se vê hoje, um símbolo de vida e resiliência em meio ao bosque silencioso e repleto de histórias.
Essa e outras histórias estão em um documentário produzido pelo IMA:






