Após o governo dos Estados Unidos anunciar o envio de forças militares para o Oriente Médio e mais porta-aviões nesta segunda-feira (16), o presidente Donald Trump declarou, em uma postagem na rede Truth Social, que “todos devem evacuar Teerã imediatamente”. A mensagem faz referência ao conflito entre Israel e Irã, que vem tendo ataques mútuos desde de quinta-feira (12) após um “ataque preventivo” do governo israelense.
Continua depois da publicidade
Na postagem, Trump diz que “o Irã não pode ter uma arma nuclear. Eu disse isso várias vezes”. Desde o ataque terrorista do Hamas contra Israel em 7 de outubro de 2023, mais de 40 mil soldados dos EUA estão espalhados por diversas bases no Oriente Médio.
Ao todo, são 11 porta-aviões de propulsão nuclear, que possuem capacidade de levar quase cem aeronaves.
Entenda o conlito
O Ministério da Saúde do Irã informou no domingo que os ataques israelenses no país mataram 224 pessoas e feriram mais de 1.200 desde sexta-feira (13). Em Israel, segundo informações oficiais, o número de mortos desde o início do conflito é de 22 pessoas.
Depois de diversas ameaças, Israel lançou o que chamou de “ataque preventivo” contra o Irã na última quinta-feira (12). O foco da operação foi o programa nuclear iraniano.
Continua depois da publicidade
Ao longo da última semana, a retórica militar entre os dois países aumentou. Há alguns dias, o governo iraniano afirmou que atacaria Israel caso seu programa nuclear fosse atingido.
O principal objetivo da ação, segundo o governo israelense, é impedir que o Irã consiga construir uma arma nuclear. Como resposta à operação israelense Leão Ascendente, o Irã lançou um exército de drones e mísseis contra o território de Israel.
Em um pronunciamento no sábado (14), o premiê Benjamin Netanyahu afirmou que a ofensiva deve continuar. Ele prometeu ataques contra todas as bases iranianas.
Veja fotos do conflito no último domingo
Continua depois da publicidade
*Com informações de Folha de S.Paulo, CNN e g1
Leia também
Netanyahu não descarta assassinar líder supremo do Irã: “Acabaria com o conflito”
Vice-prefeita e secretário de SC explicam decisão de permanecer em Israel em meio a ataques






