O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (19) o “Patriot Games“, um jogo estudantil com a presença de um homem e uma mulher de cada estado do país. A competição causou polêmica nas redes sociais por lembrar à premissa da famosa franquia de filmes e livros “Jogos Vorazes”.
Continua depois da publicidade
O anúncio do “Patriot Games” foi feito em celebração aos 250 anos dos Estados Unidos, que serão comemorados em 2026. Segundo Trump, essa será a “festa de aniversário mais espetacular que o mundo já viu”. O evento terá duração de quatro dias.
— No outono, realizaremos a primeira edição dos Jogos Patrióticos, um evento esportivo inédito de quatro dias que reunirá os melhores atletas do ensino médio — um jovem e uma jovem de cada estado e território — declarou Trump em um vídeo publicado pela Casa Branca nas redes sociais.
A competição já havia sido anunciada em julho por Trump. À época, ele informou que os jogos seriam televisionados e liderados pelo Secretário de Saúde e Serviços Humanos, Robert F. Kennedy.
Veja o vídeo
Continua depois da publicidade
“Jogos vorazes” americano
Após o anúncio de Trump, os internautas compararam os jogos estudantis dos Estados Unidos com a famosa franquia “Jogos Vorazes”. Na distopia, o governo autoritário promove a cada ano uma batalha mortal entre um jovem e uma jovem de cada um dos 12 distritos do país. Na narrativa, os escolhidos lutam até a morte até que sobre apenas um competidor.
“Não acredito que vivi o suficiente para ver Jogos Vorazes acontecer”, escreveu uma internauta no X. “Ele realmente acabou de anunciar os Jogos Vorazes como se tivesse anunciando uma política pública qualquer”, escreveu outra. “Não é possível que vai realmente existir um Jogos Vorazes”, disse mais uma.

