Ex-governadores de Santa Catarina devem protagonizar uma disputa à parte na corrida por vagas de deputado federal nas eleições deste ano. Três dos quatro últimos nomes a ocupar a principal cadeira do governo de SC devem concorrer a uma vaga na Câmara Federal em outubro.

Continua depois da publicidade

O ex-governador Carlos Moisés se filiou ao União Brasil no final de março e é pré-candidato a deputado federal. Será a primeira vez que ele irá concorrer a um cargo no Legislativo. O projeto marca o retorno do ex-governador ao jogo político após a derrota na tentativa de reeleição, em 2022.

Com base eleitoral no Sul de SC, Moisés já apareceu nas últimas semanas em entrevistas e vídeos do pré-candidato a governador João Rodrigues (PSD), nome que deve ser apoiado pelo União Brasil na disputa ao governo.

Vice de Moisés, Daniela Reinehr (PL) ocupou o cargo de governadora por duas vezes durante afastamentos temporários de Moisés em processos de impeachment, mais tarde rejeitados pelo tribunal misto que julgou o caso. Ela comandou a Casa d’Agronômica entre outubro e novembro de 2020 e de março a maio de 2021.

Em 2022, Daniela foi eleita deputada federal, e pretende concorrer à reeleição ao cargo nas eleições deste ano.

Continua depois da publicidade

Quem são os pré-candidatos ao governo de SC

Colombo confirma ida à Câmara

O ex-governador Raimundo Colombo (PSD) é outro nome conhecido da política catarinense que estará na corrida por uma vaga de deputado federal. Ele foi titular do governo do Estado por dois mandatos, entre 2011 e 2018, na última gestão liderada pela tríplice aliança que unia PSD, MDB e PSDB.

Após deixar o cargo, Colombo disputou duas vezes uma vaga ao Senado, em 2018 e 2022, mas não conseguiu se eleger. A tentativa de conquistar uma vaga na Câmara também marca o retorno do ex-governador ao tabuleiro político após a eleição de 2022, quando chegou a liderar pesquisas, mas terminou perdendo a vaga de senador para o bolsonarista Jorge Seif (PL).

Nos primeiros meses de 2026, Colombo chegou a ter o nome cogitado para concorrer ao governo de SC, mas irá mesmo disputar uma vaga na Câmara Federal. A previsão é de que ele possa auxiliar na votação dos demais candidatos do partido, que tem o presidente da Assembleia Legislativa (Alesc), Julio Garcia, também como pré-candidato a deputado federal, além de apoiar o projeto do partido na corrida pelo governo de SC, liderado por João Rodrigues.

Continua depois da publicidade

Outros nomes na disputa

O atual governador Jorginho Mello (PL) também será um nome na urna, ao tentar a reeleição ao cargo. Além dele, o atual senador Esperidião Amin (PP) também deve estar entre os candidatos nas eleições deste ano. Amin foi governador de SC por duas vezes, entre 1982 e 1986 e entre 1999 e 2002, e neste ano pretende tentar a reeleição ao Senado.

Entre os que ocuparam o cargo de governador nos últimos 25 anos, somente Leonel Pavan (PSD), atual prefeito de Camboriú, e Eduardo Pinho Moreira (MDB) devem ficar de fora da disputa eleitoral deste ano. Pinho Moreira afirmou à reportagem que pretende ajudar na campanha de João Rodrigues, que deve ser apoiado pelo MDB, mas que não deseja ser candidato em 2026.