O Comando da 5ª Região Militar finalizou o inquérito que apurava a causa da morte do soldado Brayan Damazo de Sant’Anna Pinto, de 18 anos. O jovem morreu após a detonação de um artefato explosivo em 23 de outubro de 2025, em Três Barras, no Planalto Norte de Santa Catarina. Desde então, um Inquérito Policial Militar (IPM) apurava quais seriam as causas e os responsáveis pelo acidente.

Continua depois da publicidade

O incidente com um artefato explosivo ocorreu nas instalações do Campo de Instrução Marechal Hermes. De acordo com a 5ª Região Militar do Exército do Brasil, o acidente causou ferimentos graves no soldado, que recebeu os primeiros socorros por uma equipe médica ainda no local. Em seguida, Bryan foi levado por colegas até a Unidade de Pronto Atendimento Municipal da cidade. No local, uma equipe do Samu foi acionada para transferir a vítima a outro hospital. No entanto, o jovem não resistiu e morreu dentro da ambulância.

De acordo com o Comando da 5ª Região Militar, a investigação e os laudos periciais confirmaram que o óbito foi causado por lesões decorrentes da detonação acidental de um componente pirotécnico de uma munição de exercício de 105 mm. O acidente ainda teria ocorrido por conta do manuseio isolado e indevido do artefato.

“O Comando da 5ª Região Militar pauta-se pelo estrito cumprimento das normas de segurança. Diante das irregularidades apuradas quanto à guarda e ao manuseio do material, o Comando do Campo de Instrução instaurou os procedimentos para a aplicação das sanções cabíveis aos militares identificados no processo. Os autos do IPM foram encaminhados à Justiça Militar da União para a devida apreciação pelo Ministério Público Militar”, disse ainda o Exército em nota.

A 5ª Região Militar destacou ainda que, desde o ocorrido, presta integral apoio aos familiares do militar. O Exército Brasileiro também lamentou profundamente a perda e reafirmou seu compromisso com o aperfeiçoamento constante de suas medidas de segurança e instrução.

Continua depois da publicidade

Veja nota do Exército na íntegra

O Comando da 5ª Região Militar informa a conclusão do Inquérito Policial Militar (IPM) relativo ao acidente ocorrido em 23 de outubro de 2025, no Campo de Instrução Marechal Hermes (CIMH), que resultou no óbito do Soldado Brayan Damazo de Sant’Anna Pinto.

A investigação e os laudos periciais confirmaram que o óbito foi causado por lesões decorrentes da detonação acidental de um componente pirotécnico de uma munição de exercício de 105 mm. Restou comprovado que o acidente ocorreu devido ao manuseio isolado e indevido do artefato.


O Comando da 5ª Região Militar pauta-se pelo estrito cumprimento das normas de segurança. Diante das irregularidades apuradas quanto à guarda e ao manuseio do material, o Comando do Campo de Instrução instaurou os procedimentos para a aplicação das sanções cabíveis aos militares identificados no processo. Os autos do IPM foram encaminhados à Justiça Militar da União para a devida apreciação pelo Ministério Público Militar.


A 5ª Região Militar reitera que, desde o ocorrido, presta integral apoio aos familiares do militar. O Exército Brasileiro lamenta profundamente a perda e reafirma seu compromisso com o aperfeiçoamento constante de suas medidas de segurança e instrução.