nsc
dc

Alexandre Souza

Existe chave para o sucesso no empreendedorismo? 

Lembrar de nossas origens ajuda a entender para onde desejamos ir. Permita-se errar, recomeçar, inovar e aprender

25/07/2019 - 04h55

Compartilhe

Por Tech SC
(Foto: )
Alexandre
(Foto: )

Como fomentador do ecossistema catarinense e gestor de uma iniciativa que apoia startups em todo o Estado, acredito no poder do compartilhamento entre diferentes níveis de empreendedores. Abrir uma empresa não é fácil e se nesse processo for possível trocar conhecimento com quem tem experiência, melhor ainda. Afinal, não existe um manual para o sucesso. Cada empresa e cada empreendedor, por consequência, tem uma maneira própria de desenvolver seu caminho, e existem muitas formas de chegar ao objetivo final.

Durante a jornada empreendedora, muitas são as escolhas a serem feitas, testando os limites do empreendedor. No artigo desta semana, vou compartilhar alguns insights para a jornada. Inicialmente, é importante saber que humildade é fundamental para adquirir conhecimento suficiente para o crescimento da empresa. Lembrar de nossas origens ajuda a entender para onde desejamos ir. Você está escrevendo a sua própria história, permita-se errar, recomeçar, inovar e aprender.

Achar um problema para ser resolvido também é um passo importante. Entender o mercado em que se quer atuar ajuda a ter clareza e perceber se a solução é a mais adequada para o problema em questão. Acredite na sua ideia, isso traz confiança, mas não pense que apenas tendo uma ideia você conseguirá investimento. É preciso muito trabalho para consolidar uma empresa — tenho observado que a maioria dos investidores opta por startups com o MVP (mínimo produto viável) já validado e com alguns clientes.

Outro ponto chave é a diversidade. Diversifique o seu time, crie talentos, incentive seus colaboradores a crescer e contrate mulheres — elas ainda são minoria na tecnologia, como já comentei neste artigo em maio. É importante pensar sobre diversidade e inclusão além das datas comemorativas e um time variado realmente irá enriquecer sua empresa. Uma gestão que respeita a diversidade é essencial para a inovação, as múltiplas vozes garantem autonomia e motivam os colaboradores.

Tech SC: fique por dentro do universo da tecnologia em Santa Catarina​​​​​​​​​

Empreender pede uma dose de confiança e de perseverança, mas nunca será um trabalho chato. Quando a jornada é difícil, pode-se contar com mentores e fomentadores que podem guiar e passar conhecimentos adquiridos em anos de muito trabalho. É importante saber que existem fomentadores e atores no ecossistema prontos para auxiliar nas diferentes fases da jornada empreendedora. Não existe chave para o sucesso, nem um guia de como alcançar isso, afinal, sucesso é relativo. Mas compartilhar, achar problemas para resolver e diversificar o time podem ser bons começos.

*Alexandre Souza é gestor do Startup SC, do Sebrae SC

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Loading interface... Todas de Economia

Colunistas