A exposição “Sobre pássaros, sinapses e ciência”, do artista plástico Walmor Corrêa, será uma das atrações do Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), em Florianópolis, a partir de 14 de julho. Com entrada gratuita, a mostra une arte e ciência em linguagens como desenho, pintura, escultura e outras instalações. 

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

O artista manezinho reconhecido nacionamente reúne suas obras para uma retrospectiva da carreira. Suas criações são caracterizadas pela interação entre a imaginação e o conhecimento científico, relacionando principalmente referências da biodiversidade brasileira com o folclore. 

“Meu trabalho se estrutura em uma das maiores riquezas do Brasil: a nossa natureza. É a partir dela e de um processo contínuo de pesquisa e fabulação que desenvolvo minha obra, provocando a imaginação e suspendendo as certezas do espectador”, conta Walmor.

Obra
Obra “Coração de Banana” de Walmor Corrêa (Foto: Divulgação)

Dedicado às artes visuais há mais de 40 anos, o artista utiliza a inspiração em Leonardo da Vinci para criar o própio universo e “solucionar questões da imaginação”.

Continua depois da publicidade

Além de criações imaginadas por ele mesmo, seres híbridos relatados em textos de viajantes dos séculos XVI e XVII também ganham destaque nas obras. Assim, Walmor busca orientação e criatividade nos mais diferenciados textos e saberes.  

“Sobre pássaros, sinapses e ciência”

A exposição propõe questionamentos e curiosidades sobre evolução, ciência e natureza. “No momento em que uma das grandes pautas globais é a agenda ambiental e o respeito e zelo à biodiversidade, a exposição retrospectiva oferecerá múltiplas oportunidades para refletir e divagar sobre o majestoso patrimônio ambiental brasileiro”, garante Walmor.

A mostra ainda propõem um programa educativo que tem como foco oferecer reflexões e conhecimento a estudantes dos ensinos fundamental, médio e superior, além dos visitantes espontâneos.

A exposição ficará aberta ao público no MASC até 18 de setembro. A curadoria das obras é do pesquisador Paulo Miyada, que afirma que o trabalho de Walmor “emprega verossimilhantes e delicados sistemas visuais para suspender nossa descrença e reforçar nossa desconfiança”. 

Continua depois da publicidade

Serviço

Abertura da exposição Sobre pássaros, sinapses e ervas energéticas, de Walmor Corrêa

Quando: 14 de julho (visitação até 18 de setembro)

Horário: às 19h

Onde: Museu de Arte de Santa Catarina – MASC

Leia também

Feira do queijo terá produto vendido em até R$ 150 o quilo e shows em Florianópolis

Bailarina inclusiva de Floripa lança Antologia Poética

Destaques do NSC Total