nsc

publicidade

Relacionamento

Falando de Sexo: esqueci de tomar a pílula. E agora?

Colunistas Lúcia Pesca e Andréa Alves tiram dúvidas de leitores            

23/08/2019 - 09h00

Compartilhe

Redação
Por Redação Hora
(Foto: )

* Esqueci de tomar a pílula anticoncepcional no fim de semana, mas acabei fazendo sexo no período. Voltei a tomar na segunda-feira. Há risco gravidez?

Perguntas a respeito de descuido ou de esquecimento sobre do uso do anticoncepcional são frequentes nesta coluna. Seis em cada 10 brasileiras não tomam a pílula no mesmo horário todos os dias. Quase 40% delas não consideram esse cuidado necessário.

Por que as pessoas se esquecem de tomar a pílula se temem engravidar? Fica o alerta e o questionamento para que cada uma busque a solução pessoal.

Motivos como estresse, guardar o medicamento em local pouco visível e a falta de informação de como e quando usar ainda são grandes problemas.

Muitas meninas pensam que não é necessário tomar a pílula todos os dias, somente quando têm relação sexual. Isso ocorre porque, em geral, quem indica a pílula é uma amiga, não um médico. Então, tomam o anticoncepcional escondido dos pais, por medo de represália, sem uma orientação correta.

Uso correto da pílula

Sempre tome o medicamento no mesmo horário ou bem próximo do horário estabelecido. Recado importante: prevenção dupla (anticoncepcional e camisinha) sempre é a melhor opção, pois além de aumentar a eficácia do método e diminuir o risco de uma gravidez não programada, também evita as DSTs.

Se você não usou pílula nem preservativos, tenha em mente que é preciso utilizar um contraceptivo de emergência (pílula do dia seguinte) o quanto antes, se quiser evitar uma gravidez.

Deixe seu comentário:

publicidade