Moradores de diversos bairros de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, voltaram enfrentar problemas no abastecimento de água nesta segunda-feira (29) devido à execução de serviços emergenciais corretivos realizados pela Casan. O caso ocorre dias após óleo ser encontrado na represa do Lajeado São José, apesar de não ter relação com a situação anterior.

Continua depois da publicidade

De acordo com a companhia, uma ocorrência foi registrada às 10h43min e afetou bairros como São Cristóvão, Bela Vista, Cristo Rei, Eldorado, Engenho Braun, Lajeado, Dom Gerônimo, Trevo, Belvedere, Vila Rica, Água Santa, Líder, Bom Retiro e Parque das Palmeiras, além de outras localidades atendidas pela rede.

A interrupção ocorreu em razão da instalação de geradores na principal estação de recalque de água do município, realizada durante a manhã, o que provocou uma breve parada no sistema. A Casan orienta que os moradores façam uso consciente da água durante o período de recuperação do sistema.

Óleo em represa também causou falta de água em Chapecó

O abastecimento de água em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, foi afetado na terça-feira (23) após a identificação de óleo na represa do Lajeado São José. A informação foi confirmada pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan).

De acordo com a companhia, a ocorrência foi constatada a partir de uma denúncia. Equipes técnicas foram mobilizadas para verificar a situação e coletar amostras da água. O laboratório da Casan e a Polícia Militar Ambiental também foram acionados para analisar o material encontrado e apurar a origem da contaminação.

Continua depois da publicidade

A Casan informou que passou a monitorar o caso de forma contínua, acionou o Plano de Segurança da Água e manteve o sistema em operação enquanto houve condições consideradas seguras.