Famosos e autoridades usaram as redes sociais para lamentar a morte de Preta Gil, aos 50 anos, neste domingo (20). A cantora e atriz enfrentava quatro tumores diagnosticados no ano passado, em dois linfonodos, no peritônio (com metástase) e na ureter. Ela estava nos Estados Unidos para fazer um tratamento alternativo.

Continua depois da publicidade

Preta lutou contra o câncer anteriormente, e a doença entrou em remissão. Ela havia recebido o diagnóstico de um câncer no intestino em janeiro de 2023 e passou pelo tratamento quimioterápico. Em agosto daquele ano, ela passou por uma cirurgia e, em dezembro, comemorou o fim desta etapa.

No entanto, em agosto de 2024, a cantora voltou a receber o diagnóstico da doença, e recomeçou o tratamento. Em exames de monitoramento, ela foi diagnosticada com dois tumores nos linfonodos, estruturas que atuam na remoção de impurezas e na defesa do organismo; um nódulo no ureter, tubos que transportam a urina dos rins para a bexiga; e metástase no peritônio, câncer espalhado pela membrana que protege os órgãos abdominais.

Assim, foi preciso reiniciar o tratamento, que foi interrompido em novembro para passar por uma cirurgia de urgência, para substituir um cateter usado para drenar a urina do rim para a bexiga. Ela foi diagnosticada com cálculos renais após sentir dores na região dos rins.

O tratamento não surtiu o efeito esperado e uma nova cirurgia para a retirada dos tumores foi recomendada. O procedimento cirúrgico durou 21 horas e Preta ficou internada desde então.

Continua depois da publicidade

Veja fotos de Preta Gil

Gilberto Gil

Lula

Carolina Dieckmann

Ivete Sangalo

Caio Blat

Luciano Huck

Xuxa

Angélica

Geraldo Alckmin

Erika Hilton

Boninho

Duda Beat

Thiaguinho

David Brazil

Patricia Pillar

Leia também

Linha do tempo da doença de Preta Gil: da descoberta do câncer à luta contra as metástases