nsc

Recado para a torcida

FCF pede a torcedores respeito às regras na volta aos estádios em SC

Retorno do público em jogos de futebol foi confirmado pelo governo do Estado para a próxima quarta-feira (15)

09/09/2021 - 08h18 - Atualizada em: 09/09/2021 - 09h44

Compartilhe

Leandro
Por Leandro Lessa
bola FCF gramado estádio
Estádios de SC não recebem torcedores deste março de 2020
(Foto: )

O presidente da Federação Catarinense de Futebol (FCF), Rubens Angelotti, comemorou a liberação da presença de público em jogos de futebol em Santa Catarina, confirmada pelo governo de SC para a partir do dia 15 de setembro. A decisão anunciada por Carlos Moisés valerá apenas para competições organizadas pela entidade, sem efeito para as partidas no estado pelo Campeonato Brasileiro. 

> SC define data para volta do público aos estádios; shows e baladas serão autorizados

​- Gostaria de agradecer o governador Carlos Moisés e o secretário (de Saúde) André Motta por entenderem que o futebol não suportava mais ficar com seus estádios vazios. Agora, vamos pedir para que os torcedores respeitem as normas. Ficamos um ano e meio esperando por isso - declarou Angelotti, em entrevista a Carlos Rauen no Bom Dia Santa Catarina, da NSC TV, desta quinta-feira (9). 

Ainda de acordo com o presidente, a federação terá fiscais nos estádios, e os clubes ficarão responsáveis pelas equipes de segurança para possibilitar o respeito dos pontos a serem estipulados no protocolo sanitário do Estado. As regras ainda serão definidas pela Secretaria de Saúde, e o texto poderá ser publicado ainda nesta quinta. 

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

- O associado se distanciou do clube. Como não tinham como ir mais aos estádios com a pandemia, eles foram cortando as mensalidades. O futebol também é um cadeia muito produtiva, olha quanta gente depende do futebol para a sobrevivência - complementou Angelotti. 

A data foi confirmada pelo governador Carlos Moisés, através das redes sociais, nesta quarta-feira (9). Segundo o chefe do Poder Executivo estadual, a liberação possui base no avanço da vacinação em Santa Catarina, o que permitiria a "melhora na condição sanitária e a possibilidade de dar um passo à frente". 

A FCF deverá promover a liberação de público para os jogos finais da Série B do Catarinense, entre Camboriú e Barra, nos próximos dias 15 e 19. Além disso, a Copa SC começa também na semana que vem, com oito clubes participantes - Figueirense, Avaí, Criciúma, Joinville, Marcílio Dias, Juventus, Hercílio Luz e Caçador.

Desde março do ano passado, início da pandemia de coronavírus, os estádios de Santa Catarina não recebem público em geral. Já havia uma expectativa para a volta neste mês, porém o governo de SC chegou a anunciar a extensão do decreto que proibia a presença dos torcedores até o fim de setembro. 

> Quatro em Campo analisa sequência de jogos de Figueirense e Avaí pelo Brasileiro

A prorrogação deixou indignado o presidente da FCF, que alegou a ausência de um canal aberto pela autoridade pública estadual para dialogar sobre o tema. Porém, uma reunião ocorreu no último dia 6, em que a federação solicitou a capacidade de 50%. Outro pedido feito pela entidade é que somente pessoas vacinadas possam entrar nas arenas esportivas. 

Colunistas