nsc
dc

Tecnologia

Feira de negócios no Startup Summit mostra diversidade de ideias

O Startup Summit 2021 começou nesta quinta-feira em Florianópolis e encerra nesta sexta (15)

14/10/2021 - 16h22 - Atualizada em: 15/10/2021 - 10h12

Compartilhe

Éder
Por Éder Kurz
Startup Summit 2021
Startup Summit 2021
(Foto: )

Enquanto no palco principal do Startup Summit o público acompanha as palestras por fone de ouvidos e diante de três telões, no outro lado do CentroSul a feira de negócios mostra a diversidade de ideias e soluções do ecossistema. Há desde negócios voltados para recursos humanos e contabilidade até sistemas para pet shops e revisão automotiva. O Startup Summit 2021 começou nesta quinta-feira (14) em Florianópolis e encerra nesta sexta.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Uma dessas startups criativas que chamam a atenção - inclusive pelo nome - é a Dr. Snoopy, voltada para pet shops e clínicas veterinárias. Representante da empresa que tem sede em Pinhalzinho, no Oeste de Santa Catarina, Gustavo Guilherme Graeff conta que já são seis anos no mercado.

— Todos nós esperávamos pela volta dos eventos, tendo contato humano, trocando ideias e dores. Uma startup não vive só de alegrias. A gente compartilha informações e coisas que funcionam e outras que não funcionam — diz Graeff.

> Startup Summit reabre as portas de SC para eventos de tecnologia e empreendedorismo

No ramo de automóveis, a Prema Car atua em Porto Alegre e Curitiba, mas tem planos expandir para cidades de SC. A ideia de ajudar os proprietários de veículos a controlar a manutenção preventiva e, assim, diminuir custos e aumentar a durabilidade do carro, surgiu há três anos, conta o CEO da startup, Peterson Kolling.

— Com a pandemia mudou. Hoje nós temos uma sede física, mas a gente trabalha também em home office. Isso vai fazendo a gente refletir sobre flexibilidade, estar presente, resolver problemas. A gente está fazendo as empresas do futuro, que é as pessoas conseguirem trabalhar diferente, não mais naquele formato das 8h às 18h, segunda a sexta — avalia Kolling, que comemora a volta dos eventos presenciais: — Quando o evento é digital você não consegue conversar depois. A volta do evento presencial é importantíssimo para conectar pessoas.

Startup Summit começou nesta quinta e encerra nesta sexta-feira (15)
Startup Summit começou nesta quinta e encerra nesta sexta-feira (15)
(Foto: )

Na área de segurança de dados, a Acimit Backup, de Brusque, vê o Summit como uma oportunidade de parcerias e negócios. Nascida há dois anos, a startup tem atualmente cinco colaboradores - três desenvolvedores e dois na área comercial - e está em processo de escalabilidade, já com mercado formatado de revendedores.

O CEO Phillipi de Macedo Coelho aponta a capacitação de recursos - a startup “precisa demonstrar uma viabilidade muito grande para conseguir uma capacitação efetiva” -, como uma das dificuldades atuais no mercado. Mas deixa um recado para quem sonha em empreender:

— Persevere, lute bastante, porque é um mundo um pouco ingrato. Você tem que trabalhar muito para mostrar o que você veio a fazer, para que depois sim você consiga ter suporte, consiga fazer as coisas acontecer e mostrar todo aquele caminho que você passou. Vejo que no Brasil a gente está começando a ampliar essa cultura de desenvolvimento e apoio tanto para pequenas empresas quanto para startups, que está em fase embrionária — conclui.

> Expo Dubai: o Brasil em busca de negócios e investimentos

Negócios SC

O portal Negócios SC, da NSC, também está presente no Startup Summit 2021 com um stand na área da feira de negócios. Os visitantes encontram informações, dicas e conteúdos para pequenos, médios e grandes empresários que estão começando no mercado e precisam de informações. 

O Negócios SC é um portal que ajuda empresários e startups com informações e dicas para performar melhor e alavancar os negócios. No portal tem conteúdos sobre vendas, marketing, inovação, tecnologia. Além disso, é possível acessar um simulador de campanha e receber sugestões de estratégia de mídia customizada.

Serviço

Entre esta quinta e sexta (15), o Startup Summit, em Florianópolis, terá 60 palestras em dois palcos e oito trilhas temáticas, que incluem assuntos estratégicos neste universo, como marketing, vendas, relacionamento com clientes, cultura, investimento, IPO, entre outros. As palestras serão transmitidas para todo o país através do site, gratuitamente.

Leia também

Windows 11 está disponível para usuários; veja como instalar

Gato Galáctico prepara a construção de um pólo audiovisual em Florianópolis

As possíveis causas para Facebook, WhatsApp e Instagram terem saído do ar

Colunistas