nsc
hora_de_sc

Fique atento

Feriado antecipado não muda vencimento de contas e boletos; saiba o que fazer

Nesse contexto, é muito importante saber o que fazer para pagar as contas nesse período de feriado antecipado para não ser surpreendido

24/03/2021 - 15h40 - Atualizada em: 24/03/2021 - 15h48

Compartilhe

Redação
Por Redação Hora
Pagamento de contas poderá ser feito pelo internet banking
Pagamento de contas poderá ser feito pelo internet banking
(Foto: )

Você sabia que o feriado antecipado não muda o vencimento de contas? Em São Paulo, o prefeito Bruno Covas antecipou diversos feriados com o objetivo de frear a contaminação do Coronavírus. Já no Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes decretou um "superferiadão". Com essa medida, espera-se que mais pessoas fiquem em casa, pois não será necessário deslocar-se até o trabalho, no caso de indivíduos que estão trabalhando presencialmente.

> Clique aqui e receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp

Nesse contexto, é muito importante saber o que fazer para pagar as contas nesse período de feriado antecipado para não ser surpreendido posteriormente. Desse modo, você poderá ficar tranquilo.

Feriado antecipado muda data de vencimento?

Essa é uma das dúvidas mais comuns por parte de muitas pessoas. Isso não tem como ser diferente, pois o feriado prolongado é longa e dura mais de uma semana. Nesse contexto, diversas contas apresentam o prazo de vencimento nesse período. No entanto, muitos estabelecimentos estarão fechados para o pagamento de conta justamente por causa da antecipação os feriados na capital paulista.

Apesar de o feriado começar já nesta sexta-feira as contas e vencem agora no final do mês não vão mudar de data de vencimento. Nesse contexto, você deve se planejar para fazer o pagamento até o dia em que vencer a sua conta. Caso contrário, terá que arcar com o pagamento de juros e multas, pois o expediente voltará ao normal apenas no dia 5 de abril.

O que fazer para pagar contas no feriado antecipado?

Destacamos anteriormente que muitos estabelecimentos que recebem o pagamento de contas estarão fechados. Nesse cenário podem surgir muitas dúvidas sobre o que fazer nessa situação, pois diversas contas vão vencer justamente no feriado prolongado na capital paulista.

Uma alternativa a ser considerada nesse cenário é o Internet Banking. Por meio dos aplicativos dos bancos ou mesmo dos sais você poderá fazer o pagamento de diversas contas sem sair de casa, basta apenas estar conectado na internet. Inclusive, você poderá fazer o pagamento por meio de diversos dispositivos como os smartphones, os tablets e os notebooks.

É preferível que você faça o pagamento antes da data de vencimento ou no dia que vencer a conta. Isso porque, caso deixe para pagar depois do vencimento e após o feriado, as empresas cobraram juros e não será possível contestá-los no futuro.

Realmente a situação dos juros é bastante complicada, pois o Brasil é um dos países que apresentam uma das taxas mais altas de juros. Essa questão, inclusive, compromete as finanças de muitas famílias. Isso porque, o montante referente aos juros vai se acumulando rapidamente com o passar do tempo. Desse modo, caso deixe atrasar muitos dias, a conta pode ficar difícil de ser paga.

> Homem é espancado em posto de combustíveis em Jaraguá do Sul; veja vídeo

Qual é o período do feriado antecipado?

O período do feriado antecipado será já no fim deste mês. O feriado prolongado vai começar a partir do dia 26 de março (sexta-feira) e vai até o dia 4 de abril de 2021 (segunda-feira). As datas foram escolhidas de forma a deixarem os dias próximos e possibilitarem com que os indivíduos fiquem em casa.

É muito importante destacar ainda que os dias não foram escolhidos por acaso. O feriado já vai começar já nesta semana para que seja possível proporcionar o isolamento social e as medidas de isolamento o quanto antes.

Além disso, há uma questão estratégica de calendário. Isso porque, o dia 2 de abril também é feriado, porque é a sexta-feira da Paixão. Desse modo, ao antecipar 5 datas, a cidade de São Paulo terá um feriado prolongado de 10 dias. Com isso, as pessoas não precisarão pegar ônibus ou metrôs com para trabalharem, isso se considerarmos as pessoas que precisam trabalhar de forma presencial.

Quais feriados foram antecipados?

Diversos feriados serão antecipados a partir do dia 26 de março pelo prefeito paulistano Bruno Covas (PSDB). Entre eles estão os feriados de Corpus Christi de 2021 e 2022, da Consciência Negra 2021 e 2022, além do aniversário da cidade de São Paulo de 2022.

Todos esses feriados citados anteriormente serão antecipados para os dias 26, 29, 30 e 31 de março e 1º de abril. Desse modo, os trabalhadores poderão ficar 10 dias consecutivos em casa e não precisarão se deslocar ao trabalho.

Por que São Paulo e Rio de Janeiro anteciparam os feriados?

Assim como no ano passado, o prefeito Bruno Covas decidiu antecipar os feriados como uma das medidas que visam combater a disseminação do Coronavírus na capital paulista.

Em 2021, o prefeito Bruno Covas decidiu também antecipar feriados. A medida foi tomada em meia a segunda onda do coronavírus no Brasil e também ao espalhamento de novas variantes da Covid pelo país e que são mais contagiosas.

Dessa forma, ao antecipar diversos feriados para o mês de março e colocá-los em dias consecutivos, espera-se que mais pessoas fiquem em casa pelo fato de não precisarem saírem para trabalhar. Caso isso aconteça, as regras de isolamento social serão seguidas e as pessoas conseguirão evitar as aglomerações. Essas medidas são fundamentais para evitar a disseminação da pandemia no país.

> Discussão por uso de máscara termina com assassinato de comerciante a tiros em Itapema

Como é possível perceber, o feriado antecipado não muda o vencimento de contas. Desse modo, é muito importante estar atento em relação a essa questão, pois o não pagamento das contas no prazo de vencimento gera juros e multas, ou mesmo outras surpresas desagradáveis.

Nesse contexto, é muito importante se planejar para evitar o pagamento de juros e multas. Isso porque, ambos podem arruinar as finanças das famílias. Em uma análise inicial, essa questão pode até parecer complicada. No entanto, vale muito a pena se dedicar ao tema, pois isso ajudará a garantir um futuro tranquilo e próspero para toda a sua família.

O município do Rio de Janeiro decretou um "superferiadão" ao antecipar feriados para conter a contaminação pelo coronavírus. A estratégia também será executada em São Paulo, com antecipação de 5 feriados. A folga vai da próxima sexta-feira (26) até o Domingo de Páscoa (4).

Diferente da capital paulista, o Rio de Janeiro restringirá o funcionamento de bares e restaurantes. Segundo o decreto publicado pelo prefeito Eduardo Paes, os estabelecimentos podem funcionar somente para entrega em domicílio (delivery), retirada em balcão (take-away) ou drive-thru. Está proibido o atendimento presencial para consumo local.

Qual o melhor teste para Covid? Descubra no vídeo

Colunistas