Fernanda Torres foi indicada pela senadora Eliziane Gama (PSD-MA) para receber o Diploma Bertha Lutz, concedido pelo Senado anualmente em março, Mês da Mulher. O diploma homenageia mulheres e homens que contribuem para a defesa dos direitos das mulheres no Brasil.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A atriz já foi premiada no Globo de Ouro pela atuação como Eunice Paiva no filme Ainda Estou Aqui, de Walter Salles. Agora, a homenagem silenciosa de Fernanda à mulher que representou nas telas também resultou na indicação ao diploma no Senado.

O filme “Ainda Estou Aqui” e a homenagem silenciosa

Quem foi Bertha Lutz?

Bertha Maria Julia Lutz foi uma bióloga e advogada paulista que se tornou uma das figuras mais significativas do feminismo e da educação no Brasil do século XX. Aprovada em um concurso público para pesquisadora e professora do Museu Nacional no ano de 1919, foi a segunda brasileira a fazer parte do serviço público no Brasil.

Continua depois da publicidade

Após estudar na Europa, onde entrou em contato com o movimento feminista, voltou ao Brasil e fundou a Federação Brasileira pelo Progresso Feminino (FBPF). Uma das principais bandeiras levantadas por Bertha Lutz na época era garantir às mulheres o direito de votar e de serem votadas. Isso só se tornou possível no país no dia 3 de maio de 1933, na eleição para a Assembleia Nacional Constituinte.

Bertha Lutz foi vanguardista nos direitos das mulheres no século XX (Foto: Organização das Nações Unidas, ONU, Arquivo)

No ano seguinte, Bertha Lutz foi eleita suplente para a Câmara dos Deputados. Em 1936, assumiu o mandato de deputada, que durou pouco mais de um ano. Ela faleceu em 1976, no Rio de Janeiro.

O Diploma Bertha Lutz premia anualmente mulheres e homens que tenham oferecido contribuição relevante à defesa dos direitos da mulher e questões do gênero no Brasil, em qualquer área de atuação. O prêmio é entregue em sessão do Senado, durante as atividades do Dia Internacional da Mulher, 8 de março.

Continua depois da publicidade

Leia também

Quais as reais chances de Ainda Estou Aqui vencer o Oscar 2025

Filhos de Eunice Paiva descobrem cartas que mãe trocava com famílias exiladas durante a ditadura