A 8ª Festa do Caranguejo será realizada entre os dias 6 e 8 de fevereiro em Araquari, no Norte catarinense. O evento tem como foco a valorização da cultura tradicional ligada ao manguezal e à extração do caranguejo. A festa acontece na Rua Coberta Ulisses Molon, no Centro da cidade, com acesso gratuito.

Continua depois da publicidade

A oitava edição da Festa do Caranguejo terá uma estrutura ampliada, maior integração entre gastronomia, cultura e turismo. O espaço contará com 1.460 m² de área coberta e 2.732 m² de área total, organizados para praça de alimentação, palco de apresentações, áreas de circulação, acessibilidade e apoio operacional.

Veja fotos

A programação cultural e musical contará com apresentações diversificadas, com prioridade para artistas locais e regionais, além de manifestações culturais ligadas às tradições de Araquari. A agenda completa será divulgada nos próximos dias.

Segundo o secretário de Turismo de Araquari, Paulino Travasso, a festa representa um compromisso com o desenvolvimento cultural e econômico do município.

— A Festa do Caranguejo é um evento que traduz a identidade de Araquari. Ela valoriza nossas tradições, reconhece o trabalho de quem vive do manguezal e fortalece o turismo de forma organizada e sustentável, movimentando a economia local e promovendo a cultura do nosso município — destaca o secretário.

Continua depois da publicidade

Gastronomia regional

Além do caráter cultural, o evento gera impacto direto na economia local, beneficiando trabalhadores da gastronomia, extrativistas, comerciantes, ambulantes e prestadores de serviços. A festa também fortalece a cadeia produtiva do caranguejo e estimula o consumo de produtos regionais.

Além do caranguejo, prato símbolo da festa, o público encontrará outras opções da gastronomia regional.

A festa será realizada na Rua Coberta Ulisses Molon, com acesso pela Avenida Nereu Ramos, no Centro. Na sexta-feira (6), o evento acontece das 19h às 2h. No sábado (7), das 10h às 2h, e no domingo (8), das 10h às 19h.