A 35ª Festa Nacional do Pinhão, que acontece de 6 a 22 de junho em Lages, está chegando e este ano está cheia de novidades. Com informações confirmadas pela Prefeitura de Lages, o evento deste ano quer resgatar as raízes culturais da Serra catarinense, além de trazer inovações no formato.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Shows nacionais gratuitos no Estádio Tio Vida

Entre os dias 18 e 22 de junho, o Estádio Municipal Vidal Ramos Júnior, conhecido como Tio Vida, será palco de grandes shows nacionais com entrada gratuita. Pela primeira vez, não haverá áreas vips ou backstage.

Os shows, que ainda estão em fase final de contratação, prometem atrair até 25 mil pessoas por noite, segundo a expectativa da prefeitura. A abertura dos portões está programada para às 17h, com início das apresentações às 20h e encerramento até 22h. Haverá reforço de segurança com Polícia Militar, agentes municipais, segurança privada, revistas e check-in digital no acesso.

Recanto do Pinhão e Sapecada: alma tradicionalista no calçadão

O Recanto do Pinhão Aracy Paim, no calçadão da Praça João Costa, será o centro do tradicionalismo. A abertura oficial será dia 6 de junho, às 20h, com o Quarteto Coração de Potro. Ao longo dos 17 dias, o palco receberá atrações musicais, incluindo nomes como Os Filhos do Rio Grande, Luiz Marenco, Mano Lima e Elton Saldanha.

Continua depois da publicidade

Ao todo, 99 apresentações passarão pelo palco do Recanto, sendo 51 atrações musicais e mais 48 apresentações das canções das Sapecadas.

O que já se sabe sobre as mudanças na Festa do Pinhão de Lages em 2025

Destaque também para a 31ª Sapecada da Canção Nativa e a 23ª Sapecada da Serra Catarinense, que acontecem nos dias 13, 14 e 15 de junho. Na sexta-feira (13), ocorre a Sapecada da Serra Catarinense; no sábado (14), a eliminatória da Sapecada da Canção Nativa; e no domingo (15), a grande final, reunindo músicos e intérpretes que celebram a essência cultural tradicionalista.

Relembre a Festa do Pinhão de 2024

Gastronomia típica

O pinhão, símbolo maior da festa, estará presente nos boxes de entidades filantrópicas montados ao redor do calçadão, oferecendo pratos típicos da culinária serrana. A Associação Lageana de Cultura e Arte Tradicionalista (ALCAT), que reúne mais de dois mil integrantes de CTGs, também terá participação ativa, garantindo a autenticidade da experiência gastronômica.

Continua depois da publicidade

No Estádio Tio Vida, comerciantes e ambulantes previamente cadastrados poderão atender o público dos shows nacionais.

Comércio local reforçado e o “Shopinhão” no Centro

A edição de 2025 foi pensada para beneficiar diretamente o comércio central. A parceria entre a Prefeitura e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) quer a ampliação do horário de funcionamento das lojas durante os dias de festa, transformando o Centro em um verdadeiro “Shopinhão” (tradicional salão de vendas que acontecia dentro do Parque Conta Dinheiro), uma vitrine aberta para turistas e moradores.

Entrevero do Moha e shows pagos no Centroserra

Entre as novidades, está o retorno do tradicional evento de música eletrônica, Entrevero do Moha, previsto para o primeiro fim de semana da festa, em local a ser confirmado.

Além disso, shows pagos serão realizados no Centroserra Convention Center, fortalecendo ainda mais a programação diversificada da festa e oferecendo alternativas para diferentes públicos.

Continua depois da publicidade

Um evento para reviver e inovar

Segundo a secretária de Turismo de Lages, Ana Vieira, a Festa do Pinhão deste ano foi construída para reviver o sentimento lageano, sem abrir mão da inovação.

— Podemos afirmar que neste ano a Festa do Pinhão volta a ser pensada para o lageano e, com isso, vamos proporcionar uma experiência completa, desde o tradicionalismo até o show nacional. O evento será grandioso — garante a secretária.

Leia mais

Grupo de palhaçaria de Lages que leva arte a hospitais abre inscrições para novos voluntários

O castelo construído em SC que nasceu de uma declaração de amor