A 35ª Festa Nacional do Pinhão de Lages começa nesta sexta-feira (6) com uma programação que une música, cultura, gastronomia e valorização do comércio e do turismo. Com o tema “Raízes”, o evento se estende até o dia 22 de junho e marca uma nova fase na história da festa, com formato mais inclusivo e atividades concentradas no centro da cidade.

Continua depois da publicidade

Neste ano, o foco está no fortalecimento das raízes da festa, com destaque para o Recanto do Pinhão Aracy Paim, que será palco de 99 apresentações, entre elas nomes consagrados da música nativista. Além das tradicionais edições da Sapecada, festival nativista que acontece nos dias 13, 14 e 15 de junho.

Além disso, a Praça João Costa está com uma estrutura ampliada, com Rua Coberta de 103 metros, programação cultural, gastronômica e participação de entidades filantrópicas.

A programação também contempla cinco shows nacionais gratuitos no Estádio Vidal Ramos Júnior, entre os dias 18 e 22 de junho. Até o momento, 60 mil ingressos já foram reservados, com pedidos vindos de 297 cidades de 19 estados brasileiros. Os ingressos devem ser solicitados previamente pelo site oficial da festa.

Com atividades mais diurnas e gratuitas, a festa deve impulsionar o turismo e o comércio local. A rede hoteleira já registra aumento na procura, especialmente para os dois finais de semana do evento. Além disso, mais de 50 lojas participam do concurso de vitrines, reforçando o envolvimento da cidade com a festa.

Continua depois da publicidade

Para garantir a segurança do público, a festa contará com 138 câmeras de videomonitoramento, incluindo equipamentos com reconhecimento facial. As apresentações culturais, as Sapecadas e a gastronomia típica com pinhão também seguem como grandes atrativos.

A abertura oficial ocorre nesta sexta-feira, às 18h30min, no Recanto do Pinhão, seguida de show com o grupo Quarteto Coração de Potro.

Leia também

A história por trás do festival de música nativista de Lages que é o maior do Brasil

Festa do Pinhão de Lages já serviu a maior paçoca de pinhão do mundo