Joinville vai ficar mais colorida e iluminada a partir desta sexta-feira (28). A cidade recebe a Festa das Luzes, que une expressões artísticas e a tecnologia, transformando o Centro da cidade em um universo imersivo e totalmente diferente do visto no cotidiano.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

O evento acontece até o domingo (30) e vai contar com mais de 20 atrações, entre elas as projeções em prédios, performances, shows e muito mais. Toda a programação é gratuita.

Com 28 mil girassóis, famoso festival de Joinville tem data marcada para edição de 2024

E essas grandes iluminações são uma das principais atrações do festival. Trata-se do videomapping, técnica que consiste na projeção de imagens e animações na superfície de prédios. 

Continua depois da publicidade

 — Esse tipo de expressão começou nos anos 2000 com VJs e outros tipos de artistas e ganhou força mesmo nos últimos anos com a popularização desse tipo de técnica, por exemplo, de videomapping. A gente teve essa técnica utilizada na abertura dos Jogos Olímpicos do Brasil e isso eu acredito que deu uma popularizada na técnica. Inclusive, um dos artistas que fez parte da equipe da abertura dos Jogos Olímpicos vai apresentar uma obra audiovisual no festival — destaca o organizador do evento, o artista joinvilense Leandro Mendes, o Vigas.

As atrações são gratuitas. Para Vigas, isso é muito importante para democratizar a arte e torná-la acessível para todos os públicos. Por isso, o projeto contou com outra forma de financiamento.

—  O desafio de montar um festival como esse é o financeiro. Esse festival só é possível graças a um investimento muito alto do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) do governo estadual e as empresas que reverteram parte do imposto que elas já pagariam para um projeto cultural da cidade — comenta o organizador.

Continua depois da publicidade

Programação musical, intervenções urbanas e muito mais

Para além do videomapping, a festa também traz diversas atrações musicais para a população. Três palcos com DJS (MAJ Sound, Maré Baixa e Jardim Sonoro) com concertos totalmente gratuitos dão ainda mais vida ao circuito. 

—  A gente quer que as pessoas tenham diferentes experiências durante o circuito, quando elas estão andando nas ruas. Então vai ver projeções, instalações de obras de arte gigantes com iluminação, também vai se deparar com performances de dança, musicais, DJs. É um festival multicultural, unindo várias expressões artísticas para a gente também ampliar a quantidade de artistas locais que a gente pode incluir na nossa programação — comenta Vigas.

Fora isso, destacam-se a Lampejo – Feira Criativa e as instalações luminosas. Neste ano as maiores expectativas estão nas três obras gigantes “Siga Flutuando”, do artista paulista Flip, um inflável com oito metros de altura; “String Theory”, do artista norte-americano Jason Peters e na “Light Falls”, do artista joinvilense Vigas, uma “cachoeira de luz” instalada na fachada do Museu da Imigração e Colonização. 

Veja onde serão as atrações da Festa das Luzes

A Festa das Luzes recebe atrações nas ruas do Centro da cidade: 

Continua depois da publicidade

Praça Nereu Ramos, das 15h às 22h: a praça será palco do MAJ Sound com apresentações dos DJs Roger Thiago, Fabio Vargas, Leff e L_cio. Além disso, o local vai receber a obra “String Theory”, uma escultura lumínica assinada pelo artista norte-americano Jason Peters. 

Travessa Bachmann, das 18h às 22h: O local vai receber uma instalação inflável com oito metros de altura do artista paulista Flip, que será iluminada com luzes de Led coloridas, chamado de “Siga Flutuando”. E irá abrigar também a Feira Criativa Lampejo, que trará opções de artesanatos e uma praça de alimentação.  

Palacete Schlemm, das 18h às 22h: O prédio histórico, localizado na esquina entre as ruas do Príncipe e Jerônimo Coelho, será iluminado com vídeo mapping produzido por diversos artistas.

Rua das Palmeiras, das 18h às 22h:  a tradicional rua será coberta por instalações interativas dos artistas Juan Fernandes, Leticia RMS, 1mpar, NaomFX + Arte Astral, além de performances artísticas. 

Continua depois da publicidade

Museu da Imigração e Colonização, das 18h às 22h: depois de passar por quatro países, a obra “Light Falls”, do artista joinvilense Vigas, será instalada na fachada do museu. Na parte externa do museu também estão confirmadas apresentações de grupos de dança e DJs.      

Rua Rio Branco, das 18h às 22h: Em um painel de Led, será possível conferir o trabalho de vários artistas locais, que conquistaram a oportunidade através de uma seleção, e que estarão expondo na “Mostra Aberta”

Rua do Príncipe, das 18h às 22h:  destaque na Festa das Luzes em 2022, a performance de arte e tecnologia “Suave Ciclo” volta na segunda edição do evento. Em uma bicicleta, VJ Suave, composto pelo duo Ceci Soloaga e Ygor Marota,  estampam os prédios do circuito com luz, cores, tecnologia e formas animadas; A rua também será tomada pela música através do grupo maracatu  Orum Ayê que fará um desfile em formato de cortejo ao som das músicas tradicionais da cultura. 

Serviço

  • O que: Festa das Luzes
  • Quando: Nos dias 28, 29 e 30 de junho 
  • Horário: Das 15h às 22h 
  • Onde: No Centro de Joinville, nas Ruas: Rio Branco, Rua Jerônimo Coelho, Travessa Bachmann, Rua do Príncipe, Ruas das Palmeiras, Praça Nereu Ramos e Museu Nacional da Imigração e Colonização.
  • Quanto: Gratuito

Continua depois da publicidade

Leia também

Dezenas de golfinhos aparecem em praia do Norte de SC: “Nunca vi, primeira vez aqui”

Cobra entre as mais venenosas do Brasil entra em galinheiro e tenta picar biólogo em Jaraguá do Sul

Conheça cantora de SC que começou carreira cantando em metrô, ganhou prêmio e lança primeira turnê

Destaques do NSC Total