nsc
santa

Teatro

Festival Nacional de Teatro Nova Cena apresenta seis espetáculos gratuitos e online

Seminário de práticas pedagógicas em teatro acontece simultaneamente ao evento

09/09/2021 - 10h58

Compartilhe

Marina
Por Marina Martini Lopes
Festival Nacional de Teatro Nova Cena
A peça "O Defunto" encerra a programação
(Foto: )

Entre os dias 15 e 18 de setembro, estudantes de teatro apresentarão seis espetáculos durante o 1º Festival Nacional de Teatro Nova Cena. Grupos de cinco cidades do país integram a programação do evento, que terá transmissão online e gratuita pelo YouTube.

> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

Os integrantes e diretores dos espetáculos também participam do 1º Seminário Práticas Pedagógicas em Teatro: Por onde andamos? nos dias 16 e 17 de setembro. As atividades são promovidas pelo Grupo de Teatro Porto Cênico com patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí.

Foram selecionados pela curadoria do festival os espetáculos Biedermann e os Incendiários (Campinas/SP), Sua Alteza Divinha em: Histórias de Crianças (Primavera do Leste/MT), Com Açúcar, Sem Afeto (Blumenau/SC), A Gente Cabe, Mas se Esquece! (Primavera do Leste/MT), e SÓS (Florianópolis/SC). A peça O Defunto será apresentado pelas alunas do Grupo de Estudos em Teatro do Porto Cênico (Itajaí/SC) e encerrará a programação.

> Confira todos os lançamentos de setembro de 2021 na Netflix

Já o 1º Seminário Pedagogia do Teatro: Por onde andamos?, previsto para os dias 16 e 17 de setembro, contará com a participação de diretoras, diretores, professoras e professores dos espetáculos selecionados para o festival. A coordenadora desta ação será Marisa Zanoni. A proposta é refletir sobre as peças selecionadas, as práticas pedagógicas adotadas pelos grupos de estudantes e promover a troca de experiências.

Além dos espetáculos, a programação do festival contará com falas de abertura com o tema Perspectivas e desafios para docentes e jovens estudantes dos espaços não formais, no dia 15, às 19h15, com os artistas/docentes Sabrina Moura, Robson Benta e Vicente Concílio. A iniciativa irá discutir acessibilidade, inclusão, diversidade de gênero no teatro, entre outros temas, por meio de entrevistas e vídeos com especialistas da área, que serão disponibilizados no site do evento.

Confira a programação completa do festival no site oficial.

Leia também:

> Paul McCartney e Rick Rubin conversam sobre música e criatividade em McCartney 3, 2, 1

> Hashtags surgiram há mais de 10 anos na internet; conheça a origem

> Princesas da Disney inspiram coleção de vestidos de noiva lançada no Brasil

Colunistas