Seu hábito de tomar café pode ter um benefício surpreendente para a saúde, especialmente para o seu coração! Uma nova pesquisa veio para mudar a forma como encaramos a relação entre a bebida e a saúde cardíaca.
Continua depois da publicidade
Agora, o que parecia um vício inofensivo pode ser, na verdade, um pequeno aliado contra problemas do coração.
Apenas uma xícara de café por dia está associada a uma significativa redução da ocorrência de fibrilação atrial (FA).
Esta condição é uma forma bastante comum de arritmia cardíaca, que acelera o ritmo dos batimentos e pode, infelizmente, levar a complicações sérias como coágulos sanguíneos, AVC ou insuficiência cardíaca.
Continua depois da publicidade
O estudo que chegou a essa conclusão, chamado DECAF (Does Eliminating Coffee Avoid Fibrillation?), foi publicado em 9 de novembro no renomado periódico médico JAMA.
O objetivo principal era, finalmente, responder uma pergunta crucial: como o café afeta pessoas que já lidam com batimentos cardíacos irregulares?
O que a pesquisa descobriu
Durante seis meses, pesquisadores acompanharam 200 pacientes que sofriam de fibrilação atrial. Os resultados foram animadores e, mais importante, inesperados.
Continua depois da publicidade
Os participantes que consumiam, em média, uma xícara de café diariamente apresentaram uma probabilidade 47% menor de ter episódios de FA. Para colocar em perspectiva, 64% dos não consumidores de café tiveram esses episódios.
Esses resultados contrastam fortemente com a crença tradicional de que o café é “pró-arrítmico”, ou seja, que ele promoveria ou pioraria as perigosas palpitações cardíacas. Portanto, o consumo normal da bebida parece ser mais benéfico para pessoas com FA do que a eliminação total.
Por que o café pode proteger o coração?
Afinal, por que o café parece ajudar, e não atrapalhar, a saúde do coração? O estudo aponta que isso provavelmente ocorre por alguns motivos importantes.
Continua depois da publicidade
- Ação da Cafeína: a cafeína, que está naturalmente presente no café, atua no corpo bloqueando receptores específicos que, de outra forma, facilitariam o surgimento da fibrilação atrial.
- Poder dos Antioxidantes: o café é uma fonte rica em antioxidantes. Essas substâncias são conhecidas por reduzir a inflamação no corpo, além de ajudar a diminuir a pressão arterial e a controlar os níveis de açúcar no sangue. Todos esses fatores contribuem para um sistema cardiovascular mais saudável.
- Substituição de Alternativas: além disso, ao preparar sua xícara de café, você tem menos probabilidade de buscar alternativas de bebidas que podem ser menos saudáveis.
O lado bom do café
A moderação é a chave
No entanto, os autores da pesquisa fazem um alerta importante: é fundamental não exagerar no consumo. Em outras palavras, a pesquisa se baseou em níveis moderados de consumo.
Consequentemente, as conclusões positivas não se aplicam a quem bebe muitas xícaras de café ao longo do dia.
Continua depois da publicidade
Sendo assim, antes de fazer qualquer alteração significativa na sua dieta ou no seu hábito de consumo de café, a recomendação é sempre consultar um profissional de saúde de confiança. Ele poderá oferecer a melhor orientação para o seu caso específico.
Você pode se interessar também em ver o risco de câncer: por que o café coado é visto como mais seguro que o solúvel.








