O terror “Virtuosas” vem trazendo conquistas inéditas para o audiovisual de Santa Catarina. A mais recente para o filme dirigido por Cíntia Domit Bittar e produzido pela Novelo Filmes é ser consagrado com o Prêmio Netflix, na 49ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.
Continua depois da publicidade
O prêmio, que está na terceira edição, disponibilizará “Virtuosas” para mais de 190 países, com dublagem e legendagem para dezenas de idiomas. Em seu discurso ao recebê-lo, durante a cerimônia de encerramento da Mostra, que ocorreu no dia 30 de outubro, a diretora agradeceu ao júri pelo reconhecimento:
— Estamos imensamente felizes com esse prêmio, que reconhece não somente as qualidades técnicas e artísticas do filme, mas seu potencial de diálogo com o público. Além disso, nos deixa felizes por ser um filme catarinense, ou seja, fora do tradicional eixo produtivo, realizado por mulheres e que lança do terror e da ironia em uma trama que se desenrola no contexto de mulheres ultraconservadoras — disse Cíntia Domit Bittar.
Em sua fala no palco, Cíntia também lembrou da importância da regulação do streaming.
— Esse prêmio demonstra o interesse das plataformas no nosso cinema e a regulação que hoje tramita no Congresso Nacional precisa ser favorável à indústria audiovisual brasileira independente — completa a diretora.
Continua depois da publicidade
A Regulamentação dos serviços de streaming no Brasil, aprovada na última terça-feira (4) pela Câmara do Deputados, preocupa produtores de cinema independente, que buscam mais garantias para o financiamento do setor audiovisual nacional.
De autoria do deputado licenciado Paulo Teixeira (PT-SP), o Projeto de Lei nº 8.889/2017 ainda precisará ser aprovado no Senado antes de seguir para o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que pode sancioná-lo integralmente, sancionar com techos vetados ou vetar todo o conteúdo.
As regras serão aplicadas aos serviços de vídeo sob demanda (VoD) nacionais e estrangeiros que atuam no Brasil, como Netflix, Amazon Prime, Disney+ e Globoplay. O texto-base prevê que as plataformas de streaming terão de pagar a Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional (Condecine). Também deverão pagar a Condecine as televisões por apps, como Claro TV+, e os serviços de compartilhamento de conteúdo audiovisual, a exemplo do Youtube.
“Virtuosas” tem Bruna Linzmeyer e foi gravado em Florianópolis
“Virtuosas” é um terror com um humor ácido que provoca o público ao transitar por diferentes gêneros, promovendo uma narrativa de suspense. A produção se passa em um retiro VIP para mulheres que estão em busca de sua melhor versão e traz Bruna Linzmeyer, Maria Galant e Juliana Lourenção no elenco principal.
Continua depois da publicidade
Linzmeyer dá vida à Virgínia Heinzel, uma coach que tem como foco o público feminino conservador e que prega sobre os valores da mulher virtuosa e seu papel na família e na sociedade. Um desconforto rapidamente se instala e, conforme o retiro avança, a tensão cresce na tela por meio do fascínio e inquietação do público diante das atitudes das personagens, surpreendendo-se com até onde podem chegar.
O longa, que foi filmado em Florianópolis, em Santa Catarina, ainda reúne no elenco, Sarah Motta, Brisa Marques, Nenê Borges, Fernando Bispo e participação especial de Gabriel Godoy.
Filme estreou no maior festival de cinema da América Latina
Além do Prêmio Netflix, o longa foi o primeiro de Santa Catarina a ser selecionado para a mostra competitiva de longas de ficção da Première Brasil do Festival do Rio, o maior festival de cinema da América Latina, em que teve sua estreia mundial, recebendo críticas positivas da imprensa especializada.
Essa é a segunda vez que a empresa produtora, Novelo Filmes, e a diretora criam um marco para o Estado, sendo o outro em 2011, com o primeiro curta catarinense, “Qual Queijo Você Quer?”, na principal mostra competitiva, levando o Troféu Redentor de Melhor Filme.
Continua depois da publicidade
Conheça a premiada produtora de filmes comandada por mulheres em Florianópolis
Ainda neste ano, o filme foi um dos cinco projetos brasileiros escolhidos por meio de edital do Ministério da Cultura para integrar a delegação brasileira no Marché du Film, mercado da indústria do cinema do Festival de Cannes. Assim, participou do programa “Goes to Cannes”, uma vitrine de filmes inéditos ou em pós-produção, onde saiu vencedor entre vinte e cinco projeto de cinco países.
O projeto foi viabilizado com recursos do edital Prêmio Catarinense de Cinema, da Lei Paulo Gustavo e do FSA – Fundo Setorial do Audiovisual (geridos pela ANCINE e operados pelo BRDE).
O filme tem coprodução com a Olhar Filmes, encarregada da distribuição brasileira, em codistribuição com a Filmes do Estação. A empresa de pós-produção Cajamanga tornou-se produtora associada no processo.
Veja a ficha técnica do filme
“Virtuosas” (Dir. Cíntia Domit Bittar / Ficção / 86’ / Brasil / 2025)
Roteiro: Cíntia Domit Bittar e Fernanda de Capua
Elenco: Bruna Linzmeyer, Juliana Lourenção, Maria Galant, Sarah Motta, Brisa Marques
Continua depois da publicidade
Empresa Produtora: Novelo Filmes
Produção: Ana Paula Mendes, Cíntia Domit Bittar
Coprodução: Olhar Filmes
Produção Associada: Cajamanga
Direção de Fotografia: Gabriel Rinaldi
Montagem: Cíntia Domit Bittar
Direção de Arte: Dicezar Leandro
Figurino: César Martins
Som: Daniel Becker (Som direto), Tiago Bello (Desenho de Som e Mixagem)
Música: Pedro Santiago, Daniel Becker
Distribuição: Olhar Filmes e Filmes do Estação
*Sob supervisão de Giovanna Pacheco









